Início Geral Projeto Verão Consciente alia atividade física e alimentação balanceada

Projeto Verão Consciente alia atividade física e alimentação balanceada

Organismo precisa de adaptação ao exercício e isso deve ser realizado sob orientação do educador físico de forma adequada à necessidade de cada pessoa

O conhecido “projeto verão” é uma espécie de planejamento que combina atividades físicas regulares e uma alimentação balanceada. A estação marcada pelas altas temperaturas, sol, calor e pele mais à mostra, ajuda a reforçar o desejo por hábitos saudáveis.


Alguns passam o ano inteiro em busca do corpo perfeito e seguem a reeducação alimentar à risca. Outros buscam por resultados rápidos, chegam a fazer dietas rígidas e exercícios pesados. Porém, para essas pessoas, é importante ter acompanhamento profissional, para que o resultado seja duradouro e aconteça de forma saudável. Na busca por resultados imediatos, muitas vezes os hábitos são implementados de forma indisciplinada. Vale lembrar que se submeter a projetos rígidos do dia para a noite e sem o auxílio de um profissional pode causar inúmeros riscos à saúde.


O organismo precisa de adaptação ao exercício e isso deve ser realizado sob orientação do educador físico de forma adequada à necessidade de cada pessoa. Por exemplo, um indivíduo não adaptado ao exercício e com excesso de peso que inicia corrida sem condicionamento pode apresentar problemas ósseos, articulares e cardiovasculares. Pode também apresentar alterações de sua glicemia se não estiver orientado adequadamente sobre sua alimentação.

Atividade física e uma reeducação alimentar são para o resto da vida


O segredo é nunca parar de fazer atividades físicas. “Quando interrompemos os treinos, nosso corpo sente muito, perdemos de forma rápida a massa magra e ganhamos com facilidade a massa gorda. Além disso, nossa disposição, condicionamento físico e flexibilidade para a rotina diária diminuem muito. Por isso, devemos ter uma boa frequência de treinos durante o ano todo”, ensina o educador físico Rodrigo de Souza Costa.


Cada pessoa precisa respeitar a sua individualidade biológica e seu metabolismo, não treinar em excesso ou até mesmo realizar os exercícios com carga muito alta somente para ganhar resultados rápidos. “Deve-se passar por todas as fases do treino e ir aumentando gradativamente o volume e intensidade. Atividade física e uma reeducação alimentar são para o resto da vida. Não existe uma dieta milagrosa e nem treinos curtos para obter resultados rápidos. Primeiramente temos que pensar na saúde, a estética é consequência. E os profissionais de Educação física e Nutrição são fundamentais neste processo”, reforça Costa.