Início Geral Promotores mostram seu trabalho aos acadêmicos do Direito

Promotores mostram seu trabalho aos acadêmicos do Direito

Luana Ciecelski

Na primeira noite o palestrante foi o Procurador de Justiça Cláudio Barros Silva

Luana Ciecelski
[email protected]

Iniciou na noite da última terça-feira, 26 de agosto, a 30ª Semana do Ministério Público de Santa Cruz do Sul. Com uma programação voltada para os acadêmicos do curso de Direito da Unisc, o evento lotou o anfiteatro do bloco 18 nas duas primeiras noites. O objetivo é apresentar a essência e as formas de atuação do MP aos que estão ingressando na carreira.
Na primeira noite, além das homenagens aos criadores do evento que acontece há 30 anos no município, subiu ao palco o Procurador de Justiça Cláudio Barros Silva, que falou sobre o ‘O Ministério Público e a Ordem Constitucional’. Na segunda noite, ontem, foi a vez do advogado e Procurador de Justiça Miguel Bandeira Pereira palestrar sobre a constituição e o direito de família, trazendo reflexões sobre o tema.
O destaque, no entanto, foi para a participação dos alunos do Curso de Direito, que lotaram o anfiteatro. O coordenador do curso, professor Edison Botelho Silva Júnior, explicou que isso acontece pois há uma profunda identificação do estudante com este evento. “O Ministério Público sempre traz palestrantes de carreira consolidada, de notório saber jurídico e de grande comprometimento com o ambiente acadêmico. As abordagens dos temas jurídicos são diversas, indo dos fundamentos conceituais e históricos de questões jurídicas relevantes, até questões emergentes, que estão na pauta das mudanças jurídicas e sociais. Desta forma, o estudante tanto aproveita as palestras para consolidar seus conhecimentos teóricos, quanto para apreender questões de ordem prática”, afirmou.
Realizado através de uma parceria entre a Procuradoria Geral de Justiça, a Associação do Ministério Público, Fundação Escola Superior do Ministério Público e da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o evento segue até a noite de hoje, quando palestrará o Promotor de Justiça Eugênio Paes Amorim sobre tema ‘O Ministério Público e o Tribunal do Júri’.