Início Geral Público da 38ª Oktoberfest chega a 100 mil pessoas em quatro dias

Público da 38ª Oktoberfest chega a 100 mil pessoas em quatro dias

Abertura com entrada franca, show com Ana Castela e desfile temático atraíram grande público a Santa Cruz do Sul

Parque ficou lotado no sábado no show de Ana Castela
Rodrigo Assmann

Os primeiros quatro dias da 38ª Oktoberfest e Feirasul 2023, de 5 a 8 de outubro, registraram um grande público no parque e na cidade. Desde a abertura, na quinta-feira, até a tarde de domingo, a Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), parceira do Município na realização do evento, estima um público aproximado de 100 mil pessoas, considerando a abertura, com entrada gratuita, o show nacional com Ana Castela, na noite de sábado, e o primeiro desfile temático na manhã deste domingo. “Estamos muito felizes com os primeiros dias de festa e com a receptividade do público. É gratificante, após meses de muito trabalho e dedicação de uma grande equipe de voluntários, ver o parque lotado e proporcionando experiências únicas para os nossos visitantes”, destacou o presidente da Assemp, Ricardo Bartz.
Evidenciar a música, a dança e a gastronomia típicas sempre foram propósitos da Oktoberfest, que segue de 11 a 15 e 19 a 22 de outubro. Em sua 38ª edição, da Festa da Alegria possui sete palcos (Pórtico, Pavilhão Central, Tenda das Cervejarias, Oktober Garten, Villa Oktober, Lonão e Poliesportivo Coca-Cola), totalizando mais de 500 horas de música. “Nosso visitante tem muitas opções de diversão, aliada à farta gastronomia, desde a comida típica, café colonial até os lanches rápidos, em 36 pontos espalhados pelo parque”, enfatiza o presidente da festa, João Goerck.
Ao acessar o Parque da Oktoberfest, o público visitante é recepcionado com música e dança, no Palco da Mostra Cultural. Durante toda a festa, o espaço vai receber apresentações de danças folclóricas e de bandinhas típicas. No primeiro sábado, dezenas de apresentações de danças típicas ocorreram no local, com grupos de todas as categorias do Centro Cultural 25 de Julho e da Sociedade Cultural e Folclórica Oktobertanz, além da participação de visitantes de Westfália (Wesfalische Tanzgruppe); de Lajeado (Fruhlingstanz da Escola Dom Pedro I); de Estrela (Estrela Master); Venâncio Aires (Frey Und Froh); de Arroio do Meio (Helmuth Kuhn Semi Oficial); Dois Irmãos (Sonnenblume); Restinga Seca (Jugendfrend); e de Santa Maria (Immer Lustig).

Ana Castela

O primeiro show nacional da 38ª Oktoberfest, realizado na noite de sábado, teve ingressos esgotados e lotou a Arena de Shows para ver a jovem “boiadeira” Ana Castela. Ela subiu ao palco às 23 horas e durante uma 1h30 embalou o público, que cantou junto os maiores sucessos da artista, que a tornaram um fenômeno da música brasileira, aos 19 anos. Destaque para a presença do público infantil, que além de conhecer as músicas, ainda se inspira nos figurinos usados por Ana Castela.

Olimpíada

A tarde nublada de domingo não tirou o brilho da primeira fase classificatória da Olimpíada Rural, realizada junto ao palco do Pórtico, com a participação dos clubes São José de Rincão do Sobrado, Linha Nova, Guarani, Linha Santa Cruz e Pinheiral, integrantes da Liga de Integração do Futebol Amador de Santa Cruz do Sul (Lifasc). As disputas, nas modalidades de Bolão de Mesa, Bolão Bola Presa, Serrar Lenha, Corrida do Tamanco, Cabo de Guerra, Carrinho de Mão e Corrida da Colher, buscam resgatar os jogos que eram realizados pelos antepassados e que até os dias de hoje são preservados no interior de Santa Cruz do Sul A segunda etapa ocorre no domingo, 15, com as disputas entre Juventude, Rio Pardinho, Aliança, João Alves e São José de Monte Alverne. A grande final, com os classificados de cada etapa, acontece no domingo, 22 de outubro, último dia da 38ª Oktoberfest.