Início Geral Público lota Parque no primeiro fim de semana

Público lota Parque no primeiro fim de semana

A maior festa alemã do Rio Grande do Sul, que iniciou na quarta-feira, 5, e se estende até o próximo domingo, 16, em Santa Cruz do Sul, já atraiu milhares de visitantes. Os dias de sol e noites de temperatura agradável foram determinantes para que a 32ª Oktoberfest e Feirasul recebessem visitantes de diversas regiões do Estado, do país e até do exterior, como é o caso da comitiva de argentinos que visita a Festa da Alegria há 18 anos. “Estamos muito satisfeitos com os primeiros dias da festa. Esperamos que o tempo siga colaborando para que tenhamos mais uma grande Oktoberfest”, destacou o presidente da Coordenação Executiva, Adilson Schuenke.

Na manhã deste domingo, cerca de 30 mil pessoas assistiram ao primeiro desfile de carros alegóricos da 32ª Oktoberfest. A rua Marechal Floriano, no centro da cidade, ficou completamente lotada, com o público assistindo nas calçadas, nas praças e nas sacadas. Ao todo, foram oito carros e 1,7 mil figurantes, que traduziram em alegorias e performances o tema do evento deste ano: Saberes e Sabores da Tradição Alemã. “Sem dúvida, foi o maior público dos últimos anos, consolidando os desfiles como uma das atrações mais importantes da Festa da Alegria”, frisou o presidente. Com coordenação de João Goerck e produção de Sérgio Ávila, mais dois desfiles estão previstos na programação oficial, na quarta-feira, 12, e no domingo, 16, ambos às 10h30.

Baile no Pavilhão Central, Pórtico e Lonões animam o publico que gosta de dançar

No sábado, diversas atividades chamaram a atenção do público visitante da 32ª Oktoberfest. Além dos tradicionais bailes animados pelas bandas típicas alemãs, no Pórtico, Pavilhão Central e Lonão, a alegria também se espalhou pelo parque da festa, com as bandas itinerantes, que circulam entre o público, levando a alegria e a animação características do evento. No Pórtico, as apresentações de danças folclóricas, com grupos infantis e adultos, também atraíram um bom público, assim como os jogos germânicos e a primeira etapa da Olimpíada Rural, realizada no Ginásio Poliesportivo, com a participação de 11 equipes do interior. Para o público jovem, as principais atrações foram a apresentação do Grupo Racionais MC’s na Arena de Shows Souza Cruz, e os shows do Brahma Haus.

Biergarten

Um dos espaços mais frequentados no Parque da Oktoberfest tem sido o Biergarten (Jardim da Cerveja), localizado na entrada no Pavilhão Central. No local, a Ambev, fornecedora oficial de bebidas do evento, está comercializando suas marcas de cervejas especiais, como Colorado (Cauim, Appia e Indica) e Brahma Extra (Lager, Red Lager e Weiss). E pela primeira vez, uma cervejaria artesanal local está participando do evento. A HBier, de Santa Cruz do Sul, oferece aos visitantes cinco marcas de cerveja (Helles, Weiss, Pale Ale, Tripel Zanzibar e Crocoldale). “É uma novidade e um sucesso, pois temos muitos apreciadores das cervejas especiais e artesanais”, destaca o presidente da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), Flávio Bender, entidade parceria do Município de Santa Cruz na organização da Festa da Alegria.

Dias de sol têm levado diversos visitantes para o Parque da Oktoberfest

Visitas

Desde a sexta-feira, 7, a tradicional comitiva de argentinos está prestigiando a 32ª Oktoberfest e Feirasul. Formado por 60 pessoas, o grupo participou dos bailes típicos e assistiu ao desfile de carros alegóricos. O retorno para a Província de Entre Rios, na Argentina, distante mais de mil quilômetros de Santa Cruz do Sul, acontece nesta segunda-feira, 10. De acordo com o coordenador do grupo, em fevereiro já não havia mais lugar no ônibus da delegação. “Este é o 18º ano que nos fizemos presentes a esse grande evento”, comentou.

Na tarde de sábado, 8, a Festa da Alegria também recebeu a visita da comitiva da Expovale, que acontece de 11 a 20 de novembro, no Parque do Imigrante, em Lajeado. As soberanas – Rainha Paola Lagemann (que integrou o júri de escolha da corte da Oktoberfest) e suas Princesas, Ana Júlia Berté e Pietra Toffani, foram recebidas pela Rainha da 32ª Oktoberfest, Cíntia Regert, e suas Princesas, Ana Carolina Lau e Aíscha Garcia Schlittler, pela coordenadora de Divulgação, Sônia Schuh, e pelo coordenador Social, Enio Wermuth e esposa Odeti.