Início Sem categoria Quando as idéias se encontram

Quando as idéias se encontram

Cristiano Silva
[email protected]

Rolf Steinhaus

Exposição “Alemanha + Brasil 2013-2014: Quando ideias
se encontram” fomenta ano da Alemanha no Brasil

A partir desta terça-feira, 13 de agosto, o Museu do Colégio Mauá abre as portas com a exposição “Brasil + Alemanha 2013-2014: Quando as ideias se encontram”, onde apresenta, através de seu rico acervo, o quanto está presente em nosso cotidiano a herança dos imigrantes alemães, portadores de ideias do velho mundo.
Em 25 de Julho de 1824, chegava no território gaúcho, no Passo de São Leopoldo, a primeira leva de  trinta e nove imigrantes alemães vindos de uma Europa cheia de conflitos e miséria. Estes imigrantes buscavam estabelecer-se no solo do Rio Grande do Sul e aqui construir nova vida. Gente esta que fez a economia do estado apresentar um novo viés, com produtos coloniais e um comércio mais intenso.
Através de seu trabalho, costumes, modo de vida, ideias, língua, educação, religiosidade ajudaram na construção das inúmeras comunidades aqui criadas. É perceptível em diferentes aspectos a parceria de ideias entre a cultura alemã e brasileira a partir da vinda dos imigrantes.

Rolf Steinhaus

Telha de salão de baile de 1867 era a única com uma oração escrita
em alemão no telhado do local, simbolizando a proteção para os visitantes

No Museu do Colégio Mauá, a exposição “Alemanha + Brasil 2013-2014: Quando ideias se encontram” traz literatura, manuais, partituras, utensílios de trabalho, livros de receitas, materiais remanescentes das sociedades de tiro, lanceiros, de canto, damas, instrumentos musicais, livros de orações e cantos. .Esses materiais mostram as nossas ligações com os imigrantes que aqui cultivaram suas ideias e, atualmente, permitem ricos vínculos do Brasil com a Alemanha no campo do conhecimento, pesquisa e tecnologia.
Segundo o diretor do museu, professor Nestor Raschen, com a exposição, está sendo feito um resgate da história. “Com peças que pertenceram aos imigrantes, nós temos a oportunidade, com essa exposição, de fazer um coro a esse grande movimento que celebra o ano da Alemanha no Brasil”.
A exposição ficará aberta ao público a partir de hoje, até o dia 20 de dezembro, de terças a sextas-feiras, das 14h às 17h. Agendamentos de grupos podem ser feitos através do fone (51) 3715-0496, ramal 20, no horário de funcionamento do Museu.

Rolf Steinhaus

Inúmeras peças que resgatam a história da imigração além
estão expostas para visitação no Museu do Colégio Mauá