Início Política Rodrigo Maia lidera ranking para assumir lugar de Temer

Rodrigo Maia lidera ranking para assumir lugar de Temer

O jornal O Estado de São Paulo elaborou um ranking dos nomes mais cotados para concorrer à eleição indireta à presidência da República em uma eventual saída do presidente Michel Temer (PMDB) nos próximos meses, em virtude das denúncias de um suposto pagamento de propina ao ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.

O levantamento é com base nas indicações dos próprios parlamentares. O atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) é o mais cotado. Ele assume automaticamente a presidência por 30 dias em caso de queda de Temer, para convocar eleições indiretas. Apoiado por deputados do PP, PSD e a maioria do DEM, Maia é investigado em três inquéritos da Operação Lava Jato, suspeito de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Rodrigo Maia, atual presidente da C‰mara dos Deputados

O segundo colocado no levantamento é o ex-ministro da justiça e ex-presidente do STF, Nelson Jobim (PMDB). Ele é integrante do Conselho de Administração da empresa BTG Pactual, que tem investigados da Lava Jato entre seus sócios. Jobim é apoiado pelo PMDB, PSDB e até por deputados do PT.

Na ordem, aparecem ainda no ranking o senador Tasso Jereissati (PSDB), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (PSD), e a presidente do STF, ministra Carmen Lúcia.