
Foto: Comunicação Vera Cruz
O prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker (PSB), e o vice-prefeito Angelo Hoff (Republicanos), participaram, na quarta-feira, 10, de reunião na sede da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), em Porto Alegre. O encontro teve como pauta o impasse envolvendo as ligações de energia elétrica para empreendimentos instalados às margens da RSC-287.
A agenda foi provocada pelo município diante da necessidade de atendimento às empresas que aguardam conexões elétricas para dar andamento a seus investimentos produtivos. Também participaram representantes da CPFL RGE, concessionária responsável pelas ligações; da Rota de Santa Maria, que realiza as obras de duplicação da rodovia; além de técnicos das secretarias estaduais de Concessões e Parcerias, de Reconstrução Gaúcha e de Logística e Transportes.
O encontro foi conduzido pela conselheira-presidente da Agergs, Luciana Luso de Carvalho, e pelo diretor de Energia, Alexandre Jung. O objetivo foi promover a mediação entre as concessionárias, considerando que ambas são reguladas pela Agência. O impasse decorre de diferentes interpretações sobre uso da faixa de domínio da rodovia, responsabilidades por investimentos e ampliações na rede elétrica, além de exigências técnicas e contratuais previstas em cada concessão.
O município reforçou que a indefinição compromete a instalação e expansão de empresas estratégicas para o desenvolvimento da região, especialmente aquelas que dependem da conexão elétrica para ativar suas plantas. “O município tem feito sua parte para garantir condições de desenvolvimento econômico. Precisamos que as concessionárias e o Estado encontrem um caminho que possibilite às empresas investirem e gerarem emprego. A mediação da Agergs é fundamental para superar esse impasse”, declarou Gilson Becker.
A agência se comprometeu a conduzir tratativas técnicas junto às concessionárias, buscando mediar entendimentos, definir fluxos claros para autorizações e construir uma solução que permita o avanço seguro, regular e célere dos projetos. O órgão destacou ainda que acompanhará de perto cada etapa do processo, garantindo transparência e efetividade nas decisões.














