Início Saúde Santa Cruz festeja o Dia do Agente Comunitário de Saúde

Santa Cruz festeja o Dia do Agente Comunitário de Saúde

EVERSON BOECK
[email protected]

Cerca de 125 Agentes Comunitários de Saúde de Santa Cruz do Sul participaram durante a última sexta-feira, 5, de uma programação especial em comemoração ao Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde, ocorrido na quinta-feira, dia 4. O evento aconteceu na sede da Associação Atlética da Philip Morris, localizada na Rua Fernando Abott, no Centro da cidade.
Após a abertura oficial do encontro, os Agentes Comunitários de Saúde participaram de várias oficinas de beleza. Depois do almoço, foram realizadas diversas dinâmicas e sorteio de brindes. Antes do encerramento, no final da tarde, foi oferecido um chá de confraternização.
De acordo com a agente de saúde, Mirian Queli de Vargas, integrante da comissão organizadora do evento, o profissional é o principal articulador entre a comunidade e a equipe de saúde. O agente leva, por meio das visitas, atenção, promoção, prevenção e cuidados a saúde para dentro dos domicílios. “Com o objetivo de valorizar este trabalho fizemos uma programação especial para os agentes. É um trabalho muito gratificante e queremos festejar isto. Somos o elo entre a comunidade e o posto de saúde”, observa Mirian.
Entre as atribuições dos agentes comunitários de saúde estão a identificação de pessoas expostas a situações de risco, orientação para uso adequado dos serviços de saúde, agendamento de consultas e exames para o paciente, além do desenvolvimento de ações de educação e vigilância à saúde, com ênfase na promoção da saúde. “Explicamos, por exemplo, a importância de vacinar as crianças. Promovemos reuniões com pequenos grupos para informar sobre um determinado assunto que identificamos como recorrente em várias casas”, exemplifica Mirian.
De acordo com a Lei nº 11.350/2006, o Agente Comunitário de Saúde tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor municipal, distrital, estadual ou federal. Para o exercício da atividade é necessário residir na área da comunidade em que atuar, desde a data da publicação do edital do processo seletivo público; haver concluído, com aproveitamento, curso introdutório de formação inicial e continuada; e haver concluído o ensino fundamental.

FOTOS: ROLF STEINHAUS

Aproximadamente 125 Agentes de Saúde participaram da festividade


Evento aconteceu na sede da Associação Atlética da Philip Morris,
na última sexta-feira


Mirian: “Somos o elo entre a comunidade e o posto de saúde”