Início Política Santa Cruz presente na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados

Santa Cruz presente na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados

Everson Boeck
[email protected]

Dos 96.203 eleitores registrados no município, 82.744 foram às urnas neste domingo, 5, para escolher os seus representantes para a Presidência da República, Governo do Estado, Senador, Deputados Federais e Estaduais. Santa Cruz possuía quatro candidatos a deputado federal e 14 candidatos a deputado estadual e comemora os quatro que foram eleitos: Sérgio Moraes (PTB) e Heitor Schuch (PSB) para a Câmara dos Deputados, e Edson Brum (PMDB) e Marcelo Moraes (PTB) ao Legislativo Estadual.
No ranking estadual para a Assembleia Legislativa, Edson Brum ficou na 13ª posição com 55.887 votos e Marcelo Moraes na 16ª com 52.269, ambos eram candidatos à reeleição. Para a Câmara dos Deputados, no estado Sérgio Moraes conquistou a 18ª posição com 115.155 votos e Heitor Schuch na 24ª com 101.243. Sérgio também era candidato à reeleição e Heitor passa de deputado estadual para federal. Somente em Santa Cruz do Sul, Sérgio Moraes fez 25.753 votos e Heitor Schuch 15.700, sendo os dois mais votados à Câmara dos Deputados. No município Marcelo Moraes fez 9.441 votos e Edson Brum obteve 3.337.

Palavra dos eleitos

Em entrevista ao Riovale Jornal, Sérgio Moraes disse que a votação expressiva mostrou que o município soube escolher bem seus representantes. “É a primeira vez que disputo uma eleição com outros candidatos fortes, como o Heitor Schuch e o Edmar Hermany. O povo soube definir bem e conquistamos uma votação expressiva, mesmo porque em Santa Cruz há dois ‘PTBs’: um perdedor e outro vencedor. E, Marcelo e eu,fazemos parte do segundo grupo”, comemora.
Heitor Schuch afirmou que superou a meta na qual estava trabalhando e sente-se feliz pelo respaldo da população. “Esperávamos uma votação próxima aos cem mil votos e nós superamos esse objetivo. Acredito que nossas propostas foi o que nos ajudou a conquistar esta vitória. Agora temos que ajudar o Sartori a chegar ao governo do Rio Grande do Sul e nos preparar para administrá-lo com responsabilidade”, afirma.
Marcelo Moraes ressaltou a importância de dar atenção a questões como a dívida do Estado. “A questão dos pedágios é outro problema que terá de ser enfrentado pelo próximo governador, além da ferrovia Ferrosul. E nós, na Assembleia, precisamos estar atentos a todas estas questões”, sinaliza. Edson Brum, que é presidente estadual do PMDB, destacou o apoio da região para sua reeleição. “Vamos honrar com os compromissos que temos e foram renovados: trabalhar contra o aumento de tributação e impostos, pela agricultura e setor primário, além da infraestrutura da nossa região”, observa.

Deputada mais votada

Embora não tenha sido eleita, a ex-prefeita Kelly Moraes que concorria a uma vaga a deputada estadual pelo PTB, foi a candidata que obteve o maior número de votos em Santa Cruz do Sul para a Assembleia Legislativa do Estado. Kelly fez 13.403 votos no município e disse estar contente com a votação que obteve no município. “Trabalhamos para isso e não fugiu muito da minha expectativa. Esse resultado mostrou que a população valoriza meu trabalho. Porém, sempre tive os pés no chão”, declarou a ex-prefeita. Quanto ao futuro político, Kelly limitou-se a dizer que avaliará junto com o partido.

Desempenho em Santa Cruz

Presidente
Aécio Neves (PSDB)         35.447 Votos        46,93 %
Dilma (PT)                           30.694 Votos        40,64 %
Marina Silva (PSB)               7.140 Votos        9,45 %

Senador
Lasier Martins (PDT)        31.885 Votos        46,24 %
Olivio Dutra (PT)                21.160 Votos        30,69 %
Simon (PMDB)                     9.549 Votos        13,85 %

Governador
José Ivo Sartori (PMDB)     32.897 votos        44,94 %
Tarso Genro (PT)                 20.246 votos        27,66%
Ana Amélia (PP)                   18.021 votos        24,62 %