A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) e a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) promovem nesta sexta-feira, dia 14, a etapa municipal da Conferência Nacional de Educação (Conae). O evento, que ocorre no anfiteatro do bloco 18 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) a partir das 14 horas, seguirá o tema central da Conae 2014 – O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. As inscrições devem ser realizadas na Smec (Rua Coronel Oscar Jost, 1551, em frente ao ginásio Poliesportivo) ou na 6ª CRE (Rua Ernesto Alves, 887).
Na oportunidade, também será lançada a etapa intermunicipal, que acontece no dia 20 de junho, das 8 às 19 horas, no auditório central da Unisc. A programação está sendo organizada pelo Fórum Intermunicipal de Educação, constituído por 18 municípios de abrangência da 6ª CRE, entre gestores de educação, pais, estudantes, conselhos, movimentos sociais e sindicais. A mobilização, tanto em nível municipal quanto intermunicipal, permitirá a discussão e a elaboração de diretrizes, conceitos e estratégias que constituirão as políticas nacionais para a educação. Ainda estão previstas etapas estaduais, sendo que no Rio Grande do Sul ocorrerá de 4 a 6 de outubro, em Porto Alegre.
Promovido pelo Ministério da Educação com o apoio de movimentos sociais e parceiros institucionais, a Conae 2014 será realizada em Brasília (DF), entre 17 e 21 de fevereiro de 2014. O evento incentiva o debate sobre as necessidades educacionais da sociedade brasileira e tem por objetivo garantir um espaço democrático para que todos expressem suas opiniões e participem da organização da educação nacional.














