
Cerca de 16 mil pessoas, moradoras de localidades das imediações do Distrito de Monte Alverne, não precisarão mais vir até o Centro da cidade para retirar medicamentos na Farmácia Municipal. Assim garantiu o prefeito Telmo Kirst, em anúncio realizado na manhã dessa sexta-feira, 28, em Monte Alverne.
Na ocasião, outra novidade divulgada na área de saúde é a implantação da Farmácia Móvel, que irá beneficiar cerca de 12 mil usuários. “É preciso entender que a saúde sempre foi, desde o início do meu governo, prioridade. E continuará sendo”, afirmou Telmo. Somando os dois investimentos, o valor total é de aproximadamente R$ 300 mil, entre recursos próprios e vinculados.
Farmácia Distrital
A Farmácia Distrital ficará localizada na Rua Felipe Bencke, antigo casa da Brigada Militar, em Monte Alverne. A unidade atenderá usuários dos serviços de saúde das ESFs Pedro Eggler, Linha Monte Alverne, Paredão e Boa Vista e Pinheiral (moradores de Quarta Linha Nova). Nessa primeira etapa, a Prefeitura realizará a revitalização do local, que será desenvolvido pela arquiteta Karianne Pacheco e executado pelas secretarias de Obras e Infraestrutura (Seoi), e de Transportes e Serviços Urbanos (Setsu).
Entre os reparos estão previstos a pintura interna e externa, substituição das aberturas, reforço nas redes elétrica e hidráulica, aquisição de equipamentos e de materiais de uso funcional. A previsão é de que as obras estejam concluídas até fevereiro do ano que vem. A Farmácia funcionará de segunda a sexta-feira, mesmo horário do posto de saúde.
Farmácia Móvel
Uma vez por mês, a Farmácia Móvel, facilitará o acesso dos medicamentos de controle especial, levando assistência farmacêutica aos moradores do interior, para fazer o uso seguro e racional dos medicamentos. O serviço contemplará a população atendida nas ESFs Rio Pardinho, Pinheiral, Linha Santa Cruz e Unidade Satélite de São José da Reserva.
O secretário de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, ressaltou a importância de oportunizar melhores serviços em saúde às comunidades do interior. “Nossa intenção é humanizar a saúde, trazendo bem estar e dignidade às pessoas, evitando deslocamentos desnecessários e proporcionando mais comodidade. É mais uma iniciativa que tem por objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas”, declarou.
Outro anúncio realizado é o de que poder executivo enviará um projeto de lei à Câmara de Vereadores, para contratação de três agentes comunitários de saúde para a ESF Pedro Eggler, que atenderão as comunidades de Júlio de Castilhos, Arroio do Tigre e Arroio do Leite.
O ato contou com a presença da vice-prefeita, Helena Hermany, dos secretários de Obras e Infraestrutura, Leandro Kroth, de Transportes e Serviços Urbanos, Gerson Vargas, de Agricultura, de Comunicação e que também responde como chefe de gabinete, Délsio Meyer, dos vereadores Bruno Faller, Alceu Crestani, Alex Knak, Elo Schneiders, Licério Agnes e Solange Finger, subprefeitos, pastor Elio Schaeffler, e pessoas da comunidade.














