Início Geral Saúde | Hospital Santa Cruz reinaugura a pediatria

Saúde | Hospital Santa Cruz reinaugura a pediatria

Estrutura para crianças de até 12 anos passou por reformas e grandes intervenções

Inauguração oficial, ocorrida ontem, contou com a presença de autoridades

Fabrício Goulart
[email protected]

O Hospital Santa Cruz (HSC) apresentou ontem a nova ala da Pediatria, que surgiu renovada após uma série de intervenções. Pisos, sanitários, leitos, pinturas e instalações hidráulicas e elétricas foram renovados após mais de 30 anos, conforme estimativas. A obra, orçada em R$ 300 mil, oferece todos os leitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e foi viabilizada por meio de emenda parlamentar do deputado federal Giovani Cherini (PL-RS) e recursos da instituição.
Presente na solenidade, o deputado destacou o seu apoio à área da saúde na região. “Me lembro de quando a Unisc estava lutando para ter a faculdade de Medicina. Eu era deputado estadual e estávamos em uma situação muito difícil, porque o Conselho Federal não gosta de criar novos cursos”, afirmou, sinalizando que a Unisc tinha um “projeto maravilho para o Brasil inteiro”, e por isso teve o seu apoio.

Conforme o parlamentar, a Unisc tinha uma proposta de qualificação e acabou, inclusive, viabilizando outros cursos de Medicina. “Temos esses momentos de glória”, brincou. Para Cherini, a inauguração da Pediatria é um novo momento de colheita de algo já iniciado anteriormente.

O diretor-geral do Hospital Santa Cruz, Vilmar Thomé, ressaltou que a obra é uma reconfiguração completa da área de atendimento às crianças. Embora mantenha os 12 leitos já existentes, os pacientes contam agora com uma estrutura renovada. “Estamos vivendo um momento de extremo significado. Estamos cuidando da saúde dos nossos munícipes, da nossa região e do Estado”, frisou.

Espaço foi revitalizado e conta com estrutura moderna

O espaço reinaugurado, e que aguarda mais recursos para outras melhorias, é de 297 metros quadrados. Dos 12 leitos disponíveis, um é destinado para doenças infectocontagiosas. Thomé revelou a dificuldade de se conseguir verbas para reformas dos hospitais, devido à lentidão envolvendo a aprovação de projetos. “É muita burocracia”, observou. O desabafo surgiu por causa da data do recurso, que foi viabilizado em 2019. “A obra foi rápida. Para conseguir chegar ao final do processo de liberação do recurso é que nós gastamos mais de três anos.”

Obras nas UTIs

A Pediatria começou a funcionar já na metade de julho. Enquanto isso, foram iniciadas as obras das UTIs Pediátrica e Neonatal – outra grande demanda da população. O projeto, que tem prazo de conclusão de 180 dias, fará a ampliação dos leitos e a separação das unidades.

Instalações passaram por reformas após mais de 30 anos
Divulgação/HSC

Com a mudança, a UTI Pediátrica, que atende crianças de 29 dias a 12 anos, passará de dois para cinco leitos, sendo quatro para atendimento SUS. Na UTI Neonatal, que atende recém-nascidos até 28 dias, o número de leitos passará de oito para dez, sendo oito para o SUS. Enquanto isso, havendo a necessidade de internação em leitos pediátricos, os pacientes serão cadastrados no Sistema de Regulação de Internações Hospitalares (Gerint) e direcionados para a referência indicada pelo Estado.