
Rosibel Fagundes
[email protected]
Com a intenção de reduzir a lista de espera dos pacientes nas unidades de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz do Sul montou uma força tarefa que teve início no sábado 30 e se estende até o dia 7 de maio. Entre as ações adotadas está o horário de funcionamento ampliado dos Postos de Saúde, onde várias unidades vão abrir das 17h às 21 horas. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Junior o objetivo é reduzir as filas de espera por atendimentos pelo Sistema Único de Saúde. “Tivemos que lançar um plano emergencial para aquelas pessoas que estavam aguardando por muito tempo, em alguns casos até 70 dias por atendimento. O plano inicial era que os atendimentos ocorressem apenas no sábado, na segunda e terça-feira. Mas, decidimos ampliar isso até o dia 7 de maio para dar vasão para estes atendimentos e reduzir todas as consultas para dentro do mês”.
Além dos atendimentos com clínico geral, foram inclusos os atendimentos pediátricos e ginecológicos em algumas unidades. Para colocar o plano emergencial em ação, sabendo da ausência de profissionais na rede, o poder público teve de tomar certas ações imediatas como explica o secretário. “Estamos realizando o pagamento de hora extra para profissionais que já são da rede para que eles possam atender em horários alternativos. Estamos trabalhando para que todas as pessoas sejam atendidas. Queremos com este plano, reduzir o prazo de espera de 70 para 15 dias. Este é o nosso o principal objetivo”, admitiu o secretário.
Horários de atendimento
Terça-feira, dia 30 de abril
*ESF Progresso: das 9h30min às 11h30min (com um médico a mais)
*ESF Cohab: das 17h às 21h
*ESF Rauber: das 18h às 21h
*ESF Avenida: das 18h às 21h
*UBS Jacob: das 18h30min às 21h (atendimento pediátrico e clínico geral)
Quinta-feira, dia 02 de maio
*UBS Avenida: das 14h30min às 15h30min (com um médico a mais)
*ESF Esmeralda II: das 17h às 21h
Sexta-feira, dia 03 de maio
*UBS Verena: das 18h30min às 21h (somente atendimento pediátrico)
*UBS Jacob: das 17h às 18h (somente atendimento ginecológico)
Segunda-feira, dia 06 de maio
*ESF Rio Pardinho: das 13h30min às 16h30min (um médico a mais)
*UBS Avenida: das 15h às 16h (um médico a mais)
*UBS Verena: das 17h às 21h
*ESF Esmeralda I: das 17h às 21h
ESF Bom Jesus: das 18h às 21h
UBS Farroupilha: das 18h às 20h (somente atendimento ginecológico)
Terça-feira, dia 07 de maio
*UBS Avenida: das 15h às 16h (com um médico a mais)
*ESF Cristal: das 17h às 21h
*UBS Farroupilha: das 18h às 20h (somente ginecologista)
*ESF Pedreira: das 18h às 21h
*São 15 postos de saúde, entre unidades básicas e estratégias, atendendo em horário diferenciado
MÉDICOS
De acordo com a Secretaria Municipal Saúde de janeiro a abril deste ano foram realizados 45,4 mil agendamentos. Destes, 10.828 atendimentos não foram realizados. O principal motivo foi a desistência dos pacientes. Por dia, são realizados 1,3 mil atendimentos dentro do horário normal nas unidades de saúde.
Treze médicos que atendiam a rede de saúde pediram demissão. O município já atua na recontratação destes profissionais. De acordo com o secretário, foram abertas dez novas vagas, mas apenas seis foram preenchidas. Outra ação é a reposição de quatro profissionais do Programa Mais Médicos.
PROGRAMA PORTAS ABERTAS
No sábado, dia 11 de maio, tem início o Programa Portas Abertas na Unidade de Saúde do bairro Faxinal. Na sequência, na segunda-feira 13 no Cristal/Harmonia e também no Arroio Grande. Nestes casos, o atendimento não será agendado e vai ocorrer de acordo com a demanda. Para as pessoas que não podem procurar as unidades no horário habitual uma equipe médica estará disponível para atender esta população.














