Início Geral Secretário de Inovação do Estado se reúne com empresários

Secretário de Inovação do Estado se reúne com empresários

Segmento é aposta das esferas pública e privada para alavancar mais o empreendedorismo no Rio Grande do Sul

Andreia Valim, Alsones Balestrim, Everaldo Daronco e Cesar Cechinato. Foto: Divulgação/ACI Santa Cruz

O secretário estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Alsones Balestrim, e o diretor de Ambientes de Inovação da pasta, Everaldo Luís Daronco, participaram de uma reunião com empresários e diretores da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul, gestores do Inova dos Vales, ativistas do setor e do empreendedorismo, na manhã dessa terça-feira, 17. O encontro integrou a agenda do secretário na Região dos Vales.
A vice-reitora da Unisc e coordenadora do Programa Inova-RS na região, Andreia Valim, esteve à frente da reunião, que contou com a presença de diversos coordenadores de projetos, que ao final do evento fizeram uma rodada de apresentações. O objetivo foi compartilhar com a quarta hélice da inovação, o setor empresarial, os resultados práticos que projetos implementados na região estão obtendo e promover a aproximação das necessidades do mercado com as atividades de pesquisa desenvolvidas pelas universidades.
Alsones Balestrim frisou a importância da inovação para o Estado e a necessidade de criar políticas públicas que favoreçam essa interação com o mercado, citando como exemplo o desempenho das startups gaúchas no South Summit, realizado em Porto Alegre em abril. “A tecnologia acelerou tudo, menos a formação do profissional. Formar um talento como nas décadas passadas continua demandando tempo”, observou. Lembrou ainda que o Rio Grande do Sul é um grande exportador de talentos e, ao mesmo tempo, um importador de tecnologia. “Com ações como Inova e seus projetos estamos nos preparando para o grande desafio de criar condições para que esses talentos fiquem no Estado e no Brasil e desenvolvam aqui a suas empresas”, frisou.
Andreia Valim ressaltou que a visão de futuro da região até 2030 é ser referência nacional em inovação por meio de uma estratégia de especialização inteligente em biotecnologia e automação nos setores agroalimentar, saúde e serviços. “A ideia é abrir novas oportunidades para cadeias adjacentes e buscar um constate desenvolvimento sustentável”, sublinhou a coordenadora regional do Inova-RS. Para o diretor de Ambientes de Inovação da Secretaria Estadual, Everaldo Luís Daronco, todos os programas do Inova são complementares e auxiliam nesse projeto maior e estruturante, que integra as várias regiões e culturas no Estado. “A inovação é, de fato, o grande motor do desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, acentuou.
O presidente da ACI, Cesar Cechinato, ressaltou o que vem sendo feito nos últimos anos por meio do programa Inova, que representa um divisor de águas para aceleração do Rio Grande Sul. “Esperamos que, para os próximos quatro ou 50 anos, esse processo tenha continuidade e assim possamos ativar o empreendedorismo e continuar criando um ambiente propícios para o desenvolvimento dos talentos locais”, estimou.