Início Saúde Semana do Autismo terá programação

Semana do Autismo terá programação

Nesta terça-feira, 2, comemora-se o ‘Dia Mundial de Conscientização do Autismo’. O autismo que é um transtorno de desenvolvimento pode ser percebido ainda nos primeiros três anos de idade. A doença prejudica as habilidades de comunicação e interação social da criança. Com o objetivo de chamar a atenção sobre a importância de conhecer o autismo e também reduzir a discriminação que cerca as pessoas que possuem a síndrome neuropsiquiátrica, ações de conscientização estão sendo feitas no mundo todo.
Em Santa Cruz do Sul, uma programação especial vai marcar a data. As atividades iniciam no domingo, 7, com a tradicional Mateada de Conscientização na Praça da Bandeira a partir das 15 horas. Uma equipe ligada à Associação Luz Azul Pró-Autismo de Santa Cruz do Sul e por profissionais da área da saúde, autistas e seus familiares estará no local distribuindo folhetos com orientações sobre a doença e fomentando a troca de experiências. De acordo com o presidente da Luz Azul, Hugo Enio Braz, o evento será um momento de conscientização que vai possibilitar às pessoas uma melhor visibilidade sobre os autistas. “Queremos conversar com as pessoas e mostrar as dificuldades que os portadores da síndrome e seus familiares enfrentam pela busca da aceitação no espectro autista. Será um momento de dizer que os autistas também fazem parte da sociedade e que precisam ser atendidos e respeitados.”
Nos dias 12 e 13 de abril, a Luz Azul irá promover em parceria com a Unisc, o evento Autismo em Abril 2019. Durante os dois dias ocorrerão palestras com especialistas, roda de conversa com autistas adultos e Jornada Pandorga de Autismo. As atividades que acontecem no Auditório Central da Unisc terão o objetivo de ampliar conhecimentos úteis ao auxílio e à capacitação de familiares, cuidadores e profissionais que convivem e lidam com pessoas com autismo. Na sexta-feira, 12, das 13h30 às 17 horas serão realizadas três palestras.  A primeira delas será com o médico neuropediatra Cristiano Firpo Freire, que vai abordar o tema ‘O Cérebro e o Autismo’, na sequência é a vez da psicóloga e neuropsicóloga Andressa Audrey Haussen Sehn, que falará sobre a ‘Avaliação Neuropsicológica do Espectro Autista’ e na sequência a professora de educação física Sâmara Bittencourt Berger abordará o tema ‘O Corpo e o Autismo’.
Logo depois, a partir das 19horas Kenya Diehl, Luciano Malmann e Eduardo Salvador farão uma roda de conversa sobre o ‘Autismo por quem vive o Autismo’. No sábado, a programação inicia às 8h e se estende até as 17 horas com a Jornada Pandorga de Autismo mediada pelos palestrantes Nelson Kirst e Heide Kirst da Associação de Pandorga de São Leopoldo.  A taxa de inscrição custa R$ 25.  Para participar o interessado deverá se inscrever através do e-mail [email protected] . Toda a verba arrecadada no evento será destinada para ajudar no tratamento do menino Kauê Pétrick da Cruz, de 4 anos. Ele foi diagnosticado com autismo aos dois anos, e a menos de um ano a família recebeu o diagnóstico de que o menino também sofre de epilepsia de difícil controle.

Sobre a Associação
Fundada em 2012, a Associação Luz Azul Pró-Autismo, que funciona sem fins lucrativos, faz parte da rede gaúcha de autismo, um movimento estadual que atualmente reúne 29 entidades. A Luz Azul atua no sentido de promover e buscar políticas públicas que atendam às necessidades destas pessoas e de suas famílias, como explica o presidente Hugo Enio Braz. “De uma forma geral, propiciamos o acolhimento destas pessoas que estão recebendo o diagnóstico, realizamos o fortalecimento dos conhecimentos e dos vínculos familiares, e lutamos por seus direitos.”
Embora a entidade não possua uma sede própria, encontros mensais são promovidos sempre no segundo sábado de cada mês na sala 108 da Unisc. Nos horários das 15 às 16 horas. Na ocasião, são feitas trocas de experiências, esclarecimentos e discutidos assuntos pertinentes à questão do autismo.  Os encontros são abertos a toda a comunidade. Já durante a semana, uma parceria entre a associação e a Unisc permite aos autistas e seus familiares participarem de um projeto de atividades físicas de ginástica e natação. As aulas gratuitas acontecem de segunda a quinta-feira. Informações sobre como participar dos encontros ou colaborar com recursos com a Associação Luz Azul Pró-Autismo de Santa Cruz do Sul podem ser feitas pelo telefone (51) 99786 2529.  Doações em valores podem ser depositadas em uma conta no Banco do Brasil: Agência 0180-5 Conta Poupança 51.1137, variação 51.

Aprovado na Câmara
Em fevereiro, a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul aprovou por unanimidade o projeto de lei nº 35/L/2018, que inclui o atendimento prioritário nos estabelecimentos públicos e privados para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O projeto de autoria da ex-vereadora e hoje deputada estadual Kelly Moraes (PTB), inclui o atendimento prioritário para pessoas que sofrem com a doença e busca conscientizar a população acerca da política nacional de proteção dos direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), pois a Lei Federal garante que os portadores são considerados pessoas com deficiência.