No próximo sábado, 1º de julho, é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo, data em que acontecem as ações voluntárias do Dia do Cooperar – Dia C, que se estende até o final do mês de julho. Para marcar e colocar em prática a essência do cooperativismo, a Sicredi Vale do Rio Pardo, em parceria com a Unidade de Cooperativismo da Emater/RS, Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede VRP), Arranjo Produtivo Local do VRP e Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia, realiza o 1º Seminário Regional do Cooperativismo na Agricultura Familiar. O evento ocorre na próxima sexta-feira, 30, a partir das 8h30, na sede da Cooperativa Regional de Alimentos de Santa Cruz (Coopersanta), em Santa Cruz do Sul, com a participação das cooperativas de produção da região.
Conforme o assistente Administrativo e técnico Agrícola da Sicredi Vale do Rio Pardo, Jeferson Klunk, o objetivo da iniciativa é valorizar a agricultura familiar e fortalecer o setor. “O Seminário Regional do Cooperativismo na Agricultura Familiar será um momento importante para fortalecer as cooperativas da região. A intercooperação é necessária para o desenvolvimento das organizações. Existem diversas possibilidades que coletivamente fica mais fácil de serem alcançadas”, frisou. Durante o evento, as cooperativas de produção terão a oportunidade de apresentarem sua história, sua visão de futuro e seus produtos. “Um evento para troca de experiências e integração entre os associados, lideranças, estudantes e entidades”, destaca Klunk.
As cooperativas de produção participantes são: Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Vera Cruz (Coopervec), Cooperativa Regional de Alimentos de Santa Cruz (Coopersanta), Cooperativa Léo-Boqueirense de Agricultores Familiares (Cooperlaf), Cooperativa Agrícola de Passo de Sobrado e Vale Verde (Coopasvale) e Cooperativa Regional dos Agricultores Familiares Ecologistas (Ecovale). O seminário ainda vai contar com a presença de representantes do Poder Público, alunos da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc), e entidades promotoras do evento, bem como das cooperativas escolares incentivadas pela Sicredi VRP: Brotando da Terra (Sinimbu), Verde Vale (Vale Verde) e Semeando Sonhos (Herveiras).
Cooperativas e seus produtos:
COOPERVEC: Hortaliças, frutas, produtos derivados da cana de açúcar (melado, rapadura, açúcar mascavo, schiemier), pães, cucas e bolachas e embutidos.
COOPERSANTA: Um grande diferencial é a produção de frutas (maçã, banana e goiaba), hortaliças, geleias de frutas, sucos naturais e diversos outros produtos.
COOPERLAF: Ovos coloniais, hortaliças, frutas, agroindústrias de pães e bolachas, feijão e outros.
COOPASVALE: Hortaliças, frutas, legumes, raízes, bolachas, cucas, pães e outros.
ECOVALE: Arroz, diversos tipos de feijão, açúcar mascavo, mel, erva-mate, gergelim, bolachas, hortifrutigranjeiros, entre outros.














