Ana Souza
[email protected]
Com um trajetória marcante o Sindicato dos Vigilantes de Santa Cruz do Sul e Região completa nesta quarta-feira, 1º de outubro, 20 anos de atuação. A entidade teve como primeiro presidente Iran Paas. Um dos orgulhos para todos os membros da diretoria e associados ao Sindicato, é a aquisição da sede própria, localizada na Rua Senador Pinheiro Machado, 1387, inaugurada no dia 13 de novembro de 2013.
Para o presidente Paulo Lara, ver o Sindicato chegar aos 20 anos demonstra que essa é uma entidade reconhecida pela sua categoria. “Desde que a atual gestão assumiu o Sindicato, esse reconhecimento cresceu ainda mais. Os trabalhadores nos procuram diariamente, participam das assembleias, das mobilizações, nos fazem fortes. E essa é a nossa missão: com a participação dos trabalhadores vigilantes, queremos conquistar ainda mais. Se hoje conquistamos esse respeito, é pelo trabalho sério que estamos desenvolvendo. Esse é o nosso compromisso. Esperamos que seja assim por mais 20, 30, 100 anos.”
A diretoria do Sindicato é composta pelo presidente Paulo Lara; vice-presidente Valmor Kühl; secretário geral, Jaime Barboza da Silva; 1º secretário, Nelvandes Pedroso de Oliveira; 2º secretário, Ari Pereira Lombardy; tesoureiro, Paulo Borges; 2º tesoureiro, Luis Antonio Franco; suplentes, Euclides da Rosa Neto, Renê Mantz, Tibiriçá Paim, Marco Antonio da Luz, Carlos Eduardo da Silva e João Cácio Correa. No Conselho Fiscal, Rosele Alexandra da Costa, Claudio Kessler e Marino Rodrigues de Souza.
Entre os serviços prestados pelo Sindicato, Lara destaca que o principal deles, sem dúvida, é a assistência direta ao trabalhador: rescisões de contrato, cálculos, informações gerais sobre o mundo do trabalho. “Temos ainda assistência jurídica e mais uma série de convênios – com médicos, dentistas, entre outros. Contudo, nossa prioridade e foco é o dia-a-dia do vigilante, os problemas que ele enfrenta no seu local de trabalho. É para isso que serve um sindicato!”
Ao longa da trajetória o Sindicato dos Vigilantes obteve diversas conquistas. “Sem dúvida, a principal delas foi termos garantido na convenção coletiva a periculosidade, um adicional de 30% no salário do vigilante. Nós também temos, no decorrer dos nossos mandatos, conquistado aumento real, assegurado – a muito custo – a manutenção de algumas escalas de trabalho, enfim… Lutamos contra as empresas clandestinas de vigilância, que prejudicam os trabalhadores da nossa categoria. Afora isso, nos mobilizamos pela saúde e educação públicas, pela não privatização da água… Somos incansáveis! Além disso, adquirimos nossa sede própria no ano passado.”
Fotos: Luana Ciecelski

O tesoureiro Paulo Borges, o presidente Paulo Lara e o vice-presidente Valmor Kühl

Sindicato conta com sede própria que está localizada na Rua Senador Pinheiro Machado, 1387














