Início Política Eleições: Pesquisas indicam mudanças

Eleições: Pesquisas indicam mudanças

 Nesta sexta, o instituto Datafolha divulgou pesquisa para a eleição ao Governo do Estado. Ana Amélia Lemos (PP), que liderava, agora empata com o concorrente à reeleição Tarso Genro (PT). Os dois têm 31% cada. José Ivo Sartori (PMDB) subiu de 13% para 17%. Vieira da Cunha (PDT) tem 2%. Roberto Robaina (PSOL) possui 1%, e os demais não alcançaram 1% cada um. 

Para o segundo turno, a pesquisa aponta queda na vantagem de Ana Amélia sobre Tarso: agora há um empate técnico. A candidata do PP possui 44%, contra 40% de Tarso. No levantamento anterior, Ana Amélia tinha 48%, e Tarso, 34%.
 
SENADO
 
O mesmo instituto divulgou pesquisa sobre a corrida ao Senado: Olívio Dutra (PT) tem 31% e Lasier Martins (PDT) possui 29%, eles estão tecnicamente empatados. Lasier somava 28% no levantamento anterior, e Olívio tinha 26%. Na nova pesquisa, Pedro Simon (PMDB) tem 13% e Simone Leite, do PP, soma 5%. Ciro Machado, do PMN, possui 1%, e os demais não alcançaram 1% cada um.
Tanto a pesquisa para o Governo do Estado como para o Senado foram contratadas pelo Grupo RBS e Folha da Manhã. Foram 1.374 entrevistas em 53 municípios. As pesquisas estão registradas no TSE, sob o protocolo RS-00021/2014
 
 
PRESIDÊNCIA
 
Nesta sexta, o Datafolha divulgou pesquisa sobre a corrida presidencial. Dilma Rousseff (PT) tem 40% e Marina Silva (PSB), 27%. A vantagem da presidente era de sete pontos, e agora é de 13, segundo o instituto. Aécio Neves (PSDB) tem 18% das intenções: cresceu 1%. Pela primeira vez, a presidente aparece quatro pontos à frente da candidata do PSB no segundo turno: 47% a 43%, empate técnico.
Na pesquisa, encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo, o Datafolha ouviu 11.474 pessoas em 402 municípios. O levantamento foi registrado no TSE sob número BR-00782/2014.