Sara Rohde
[email protected]
O Sindicato dos Professores do Município de Santa Cruz do Sul (Sinprom) completa em 2018, 29 anos de fundação. A história do sindicato iniciou em 1989, quando no dia 13 de maio, surgiu uma entidade que lutava pela categoria dos profissionais da educação.
Antigamente o sindicato era intitulado de Associação dos Professores Municipais (Aprom), mas a associação estava sentindo a necessidade de ter uma entidade mais representativa. Naquele momento, aproximadamente 30 professores se reuniram, elaboraram o estatuto e fundaram o Sinprom. Uma das principais conquistas dessa entidade, após a sua fundação, foi criar o plano de carreira dos profissionais da educação, que regula o trabalho dos docentes.
Muitas conquistas foram alcançadas durante esses 29 anos de existência. Conforme a presidente do sindicato, Rosane Maria Sehnem Martinez “a demanda principal é a regulamentação da Lei do Piso em nosso Município; a implantação do plano de saúde para os associados; o funcionamento da sede social que deverá estar pronta para a comemoração do 30º aniversário da entidade no ano que vem”, completa. Como todos os recursos da entidade estão sendo prioridades para construção da sede social, este ano a diretoria optou por não fazer festa do 29º aniversário.
A presidente destaca que o principal objetivo do sindicato é representar os associados, lutar por melhorias nas condições de trabalho e principalmente, ser uma voz ativa na busca dos direitos dos profissionais da educação. Atualmente são 320 associados que usufruem de diversos convênios como cinema, lojas, farmácias entre outros.
A atual diretoria é composta por 35 pessoas, que englobam a diretoria executiva, o conselho fiscal e demais departamentos.
Vice: Cliane Ripplinger Jandrey
Secretária Geral: Carla Regina Scheibe
1ª secretária: Denise Beatriz Weigel
2ª secretária: Neusa Maria Stoelben
1º tesoureiro: Plácio Fernando Simianer
2º tesoureiro: Astor Wilges














