Início Especiais Sistemas Eólicos de Energia

Sistemas Eólicos de Energia

A energia eólica nada mais é do que a conversão da energia do vento em eletricidade, usando turbinas, que recolhe a energia cinética do vento e converte-a em energia elétrica.
Por garantirem o estilo de vida contemporâneo sem agravar a poluição e o aquecimento global, as energias alternativas despertam cada vez mais interesse. Ambientalmente responsável, o uso de fontes “limpas” de energia ainda permite economizar com a conta de luz todo mês, o que as torna ainda mais desejáveis.
A energia do vento vem sendo apontada como uma fonte alternativa de energia altamente eficiente por muitos especialistas em energia renováveis. A dependência frágil que temos sobre uma oferta cada vez menor de combustíveis fósseis acabará por exigir que utilizemos melhor o uso da energia eólica. Produzir energia a partir do vento tem muitos lados positivos, a energia eólica gerada é limpa, renovável e não produz emissões prejudiciais ao meio ambiente.
A energia eólica, proveniente dos ventos, é uma das principais soluções para a obtenção de uma energia limpa, criada sem detritos ou consequências negativas para nosso meio ambiente.
Quando se fala em energia eólica, é muito comum lembrar-se de imagens de grandes aero geradores agrupados em parques eólicos. Estes parques têm como objetivo fornecer energia para as concessionárias ou grandes consumidores, porém, atualmente já existem inúmeros modelos de aero geradores de uso doméstico, onde é possível produzir energia em escalas menores, de uso residencial por exemplo.
Para que o aero gerador seja eficiente, é preciso primeiro uma avaliação da quantidade de vento existente na região onde ele for instalado, além disso, deve estar em local livre de obstáculos, para que tenha um melhor aproveitamento do vento.

Projeto instalado na Reserva dos Pássaros

Neste projeto, o aero gerador produz a energia através do vento, armazenando-a em baterias, utilizando-a de acordo com a demanda desejada. Além de embelezar o espaço, gera energia de maneira sustentável, preservando o meio ambiente… Uma visão de futuro, pois, embora em muitos países já seja comum o uso de aero geradores de uso domestico, no Brasil estamos dando os primeiros passos.(Texto: Josue Lopes Farias – Proprietário Solled)

Divulgação/RJ
 

Energia do vento vem sendo apontada como uma fonte alternativa de energia
altamente eficiente por muitos especialistas em energia renováveis
 

Resolução Anaeel

Sistema de compensação de créditos – Resolução Nº 482 da ANEEL
Durante o dia, nos períodos em que o consumo de eletricidade é baixo, pode ocorrer excedente de energia – ou seja, o sistema fotovoltaico produz mais energia do que o consumidor precisa. Neste caso o consumidor exporta energia para a rede pública, tornando-se na verdade um gerador de eletricidade. Ao exportar eletricidade, o proprietário do sistema fotovoltaico recebe um crédito de energia. Este crédito pode ser utilizado posteriormente através de um desconto na conta de eletricidade do próximo mês, podendo também ser acumulado em meses posteriores caso não seja utilizado.
O sistema de créditos de energia foi criado no Brasil com a publicação da resolução nº 482 da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica – em abril de 2012. Essa resolução autorizou a micro e a mini-geração de energia elétrica para consumo próprio a partir de fontes renováveis e alternativas com sistemas de geração conectados às redes elétricas de baixa tensão, ou seja, ligados diretamente às instalações elétricas de residências, escolas, empresas e todos os tipos de consumidores comuns.
A publicação da resolução nº 482 constituiu um marco regulatório em nosso país, beneficiando a população e obrigando as concessionárias de energia elétrica a aceitar a entrada de sistemas próprios de geração fotovoltaica em suas redes de distribuição de eletricidade. A resolução estabelece que cada cidadão brasileiro ou empresa poderá ter em seu telhado uma usina fotovoltaica produzindo eletricidade para consumo próprio e determina as condições para a implantação dos sistemas de auto-produção de eletricidade.

Solled amplia show room

 A Solled ampliou o seu show room, com o objetivo de demonstrar mais produtos aos seus clientes e ter um espaço maior de atendimento. Buscando sempre as melhores novidades no setor de iluminação, especializada na linha de LED’s, possui ampla variedade de lâmpadas, luminárias, fitas, etc.
Manter uma equipetecnicamente qualificada é uma preocupação constante da empresa, de maneira que consigam mostrar com segurança aos cliente as principais vantagens e diferenciais dos produtos oferecidos. Através de parcerias com profissionais da área de arquitetura, engenharia e design tem sido possível desenvolver belos projetos que se destacam no contexto da iluminação.
Na linha de luminárias, as principais tendências também estão contempladas no show room. Outro diferencial da empresa são os projetos relacionados a geração de energia solar fotovoltaica e eólica, buscando sempre oferecer solução em Energia Renovável e Limpa, através de tecnologia e produtos da mais alta qualidade, buscando através da análise de custo/beneficio a eficiência energética do projeto. “Atualmente já existem várias residências na região que produzem parte da energia consumida, através da energia solar… No Brasil estamos dando os primeiros passos ainda quanto a sistemas de energia solar/eólica, ainda temos muito a avançar nesse sentido, se nos compararmos a países como a Alemanha por exemplo, mas algumas vitórias já foram alcançadas, e a cada projeto instalado, estamos dando mais um passo a frente”, enfatiza Josue Lopes Farias.

 

Otávio Augusto de Lima

Show room da Solled está instalado na Rua Marechal Deodoro, 75


EXPEDIENTE CADERNO CONSTRUIR & DECORAR

Textos: Ana Souza
Edição: Alyne Motta
Diagramação: Richard Maase Gelson Pereira