Início Destaque Steckerfleisch tem sua primeira edição

Steckerfleisch tem sua primeira edição

Evento ocorrerá no dia 18 deste mês, domingo, nas dependências do Estádio do Imigrante

Estádio do Imigrante está sendo preparado para receber o público do festival (Crédito: Ana Souza)

Ana Souza
[email protected]

Berço da colonização alemã em Santa Cruz do Sul, Linha Santa Cruz receberá a primeira edição do festival Steckerfleisch no dia 18 deste mês, domingo, a partir das 10 horas. O evento será realizado pelo Esporte Clube Linha Santa Cruz e Frigorífico Gassen no Estádio do Imigrante, com apoio da Prefeitura de Santa Cruz. A iniciativa é alusiva às tradições gaúchas e germânicas e visa resgatar os hábitos dos antepassados alemães do interior de nosso município.


A programação está sendo preparada com intuito de relembrar os churrascos feitos antigamente e, ainda, para que os jovens conheçam a tradição e os antigos costumes do povo. Em festas de casamento, quermesses e outros eventos, eram utilizados espetos de madeira ou feitos de galhos de árvores escolhidas com cuidado, a fim de que não interferissem no sabor da carne ou fizessem mal à saúde. Antigamente não haviam muitos recursos financeiros nem materiais em abundância como os que são utilizados na fabricação de espetos hoje.


Conforme dados da organização da festa, para assar a carne no espeto de pau, as churrasqueiras eram construídas com o material disponível na natureza, as bananeiras, que davam firmeza ao equipamento e não tinham risco de queimar com o fogo. Além disso, os cortes das carnes eram mais rústicos em relação aos utilizados atualmente. O evento também retomará os costumes das festas antigas, como a forma de servir a comida e de gelar as bebidas, bem como a alegria do povo ao festejar.


O ingresso a R$ 40,00 pode ser adquirido com a diretoria do Linha Santa Cruz, no Mercado e Açougue Gassen ou pelo telefone (51) 98146 1314. No cardápio, o steckerfleisch (churrasco na madeira) preparado e servido à moda antiga, maionese, arroz, salada de tomate e pão.

Ampla estrutura aguarda os visitantes
Para os visitantes, a programação reserva como um dos atrativos o torneio de pênalti de duplas. A inscrição poderá ser feita no local no valor de R$ 30,00. Dupla com almoço está isenta da taxa de inscrição. O início do torneio será às 10h30, nas categorias veterano (40 anos ou mais), infantil (8 a 12), juvenil (13 a 16), feminino e livre.


A busca dos costumes da culinária gaúcha e germânica será a temática da festividade, conforme Décio Luís Hochscheidt, que é um dos organizadores e diretor de Patrimônio do EC Linha Santa Cruz. “Nosso objetivo é fazer um resgate e sentíamos a necessidade de aliar o berço da colonização, em Linha Santa Cruz, com o tempo em que vivenciamos esses costumes. Inclusive, o estádio que pertence à localidade leva o nome de Imigrante”, observa.


O festival também é destinado a relembrar o marco na história de Santa Cruz, a antiga Alt Pikade (Picada Alta), e as tradições gaúchas. “Fazer uma homenagem aos antepassados e cultuar a Semana Farroupilha. Teremos uma grande ajuda do Frigorífico Gassen, sendo que o pai de Luís Fernando Gassen sempre tinha o hábito de assar a carne com espetos à base de madeira ou galhos de árvores. Toda a família é parceira do Linha Santa Cruz também, lutando por nosso clube. Os recursos do festival serão aplicados para a melhoria de nossa estrutura”, explicou Décio.


Ele frisou que Linha Santa Cruz cresceu muito nos últimos tempos. “Vinte anos atrás era uma área rural e hoje está urbanizada, com 80% sendo filhos de agricultores ou pessoas que vieram do interior. Durante o evento também iremos demonstrar como a cerveja e as demais bebidas eram refrigeradas, bem diferente da atualidade. Esperamos atrair um grande público. Nosso pavilhão abriga 250 pessoas e também iremos colocar cobertura com lona em cima das churrasqueiras, que serão em uma vala no chão, bem à moda antiga”, revelou.