Início Colunas SUS x Vouchers

SUS x Vouchers

A cada dia que passa os brasileiros medianamente lúcidos, e que ainda têm paciência em ouvir alguma notícia do governo federal, ficam cada vez mais aturdidos e desesperados com a total inépcia dos ministros do governo Bolsonaro. Mas não acho que tem motivo para desespero, ainda pode piorar mais.

Alguém do alto escalão do governo, um general quem sabe, deveria determinar que estão proibidas as reuniões dos ministros, e mais ainda, se tiver reunião é terminantemente proibida qualquer gravação em áudio ou vídeo. Pois os membros do governo são nitroglicerina pura, seja falando ou mesmo em gestos, sempre estão fazendo besteira. Um ano atrás houve aquela reunião de todos os ministérios, que denominei de “Reunião do Século”, neste espaço, onde se falava em passagem da boiada e prisão dos membros do Supremo.

Nesta semana, a nação brasileira foi testemunha de mais uma demonstração clara que estamos muito mal de ministros. Na reunião do Conselho de Saúde Complementar, o ministro general Ramos disse que tomou a vacina escondido, por orientação certamente de seu chefe Bolsonaro, pois o general não deve ter outro comandante no Exército Brasileiro que o tenha orientado neste sentido. O que falar disso, quando o mundo corre atrás de uma vacina? Estamos muito mal.

Mas a cereja do bolo, essa foi do ministro Guedes, que disse “a China inventou o vírus, e a vacina deles é menos efetiva do que a americana.” E o Brasil, quase de joelhos para a China, pedindo insumos para produzir vacinas no Brasil. Estão de brincadeira. Mas não se conteve em falar só uma bobagem. Disse que a expectativa de vida é culpada pela demanda de serviços públicos na Saúde. Ao invés de festejar, reclama em razão das pessoas viverem mais e melhor. Mas por fim, ele dá a solução miraculosa, sugere que o Sistema Único de Saúde seja substituído por “Vouchers”, uma espécie de vale saúde, onde o cidadão buscaria o atendimento na rede privada. Não conhece nada do SUS, não sabe do trabalho de milhares de profissionais e prestadores do maior sistema de saúde do planeta, que é motivo de orgulho para quem conhece saúde pública.

Quando viu que tinha falado muita besteira, perguntou se estava sendo gravado, aí a casa caiu, pois estava, e não havia mais nada a fazer, senão cara de paisagem.