Início Geral Sustentabilidade é discutida na Praça Getúlio Vargas

Sustentabilidade é discutida na Praça Getúlio Vargas

Atividade aconteceu na manhã do último sábado, dia 2 de junho

LUANA CIECELSKI
[email protected]

Santa Cruz do Sul é, definitivamente, uma cidade repleta de pessoas preocupadas com o meio ambiente e com a sustentabilidade local. Foi possível ver isso na manhã do último sábado, 2 de junho, durante a primeira atividade da Semana de Sustentabilidade Local promovida pelo Riovale Jornal. O evento aconteceu na Praça Getúlio Vargas, no centro de Santa Cruz. 
A manhã estava gelada, mas quem passou pelo local pode conferir e conversar com representantes de várias empresas e instituições e saber mais sobre seus projetos, entender como funcionam e como a comunidade pode se engajar neles. Também foi possível saber onde encontrar estabelecimentos comerciais que vendem produtos orgânicos e sustentáveis. 
Uma das instituições presentes foi o Hospital Ana Nery. O grupo levou à praça o seu projeto de arrecadação de tampinhas plásticas destinadas à reciclagem. Eles recebem doações e posteriormente comercializam esse material reciclável. O valor arrecadado é investido em ações promovidas pelo Grupo de Gestão Ambiental, adaptando a instituição às novas políticas ambientais adotadas. Assim, eles melhoram o serviço oferecido pelo hospital e ajudam o meio ambiente. 
Outra instituição presente foi a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), que participou trazendo informações sobre sua coleta de óleo de cozinha saturado. A instituição explicou que todo o óleo recolhido é transformado em biodiesel que é utilizado nos caminhões da Afubra. Esse é um projeto hiper sustentável porque ajuda a associação a economizar com combustível e tira do meio ambiente centenas de litros de óleo que tornariam inviável o consumo e a vida em nossas águas. Além disso, a Afubra mantém parcerias com escolas nos três estados do Sul (RS, SC e PR). Cada litro de óleo doado é convertido em valores que a escola pode utilizar nas lojas da rede. 
Além deles, também se fez presente a Nação Verde, uma loja de alimentos naturais e orgânicos que foi inaugurada na cidade recentemente. O negócio tem como missão criar produtos que mudem a realidade das pessoas, substituindo produtos artificiais e prejudiciais à saúde por produtos naturais saudáveis. Alguns desses artigos, como cosméticos veganos (não testados em animais) e alimentos à granel, foram levados à praça na manhã de sábado para que fossem experimentados pela comunidade. 
Também se fez presente no evento, a profissional Jenifer Knorst. A jovem trabalha desde 2016 com reciclagem e customização de roupas, especialmente com jeans. Ela compra as peças em brechós e as transforma, reaproveitando cada peça. “Para confeccionar uma calça jeans são utilizados mais de 10 mil litros de água. E estamos falando de apenas uma calça jeans. Isso acontece por causa das várias etapas de lavagem”, ela apontou. “Por isso, precisamos deixar de lado nossos hábitos consumistas, precisamos agir de forma mais consciente. Podemos e devemos aproveitar mais as nossas peças de roupa”. 
E por fim, também participou do evento a Dom Alberto. A instituição de ensino aproveitou a oportunidade para divulgar diversos projetos ambientais que são promovidos por ela, e especialmente o trabalho do professor Clairton Edinei dos Santos, que atua junto do ensino superior. Também foram distribuídas à comunidade, sementes de girassol. 
O evento, contou ainda com o apoio da Associação Amigos da Praça do Chafariz (Apriz), CityCar Veículos, Megha Imóveis e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade. Para o Diretor Municipal de Cultura e presidente da Apriz, Nasário Bohnen, que também esteve presente na atividade, esse tipo de evento deveria ser realizado mais vezes. “O tema que está sendo abordado é de extrema importância e a comunidade precisa ficar sabendo que há alternativas e ações sustentáveis bem próximas à elas”, comentou. 

SEMANA DE SUSTENTABILIDADE

As atividades voltadas para o meio ambiente não terminaram por ai. Na tarde dessa terça-feira, 5 de junho, dia em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, o Riovale Jornal dará sequência à programação da Semana de Sustentabilidade Local. A partir das 14 horas, será realizado na sala 1002 do Bloco 10 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), um workshop que também abordará iniciativas sustentáveis na cidade. 
Participarão dessa atividade a empresa Mercur, representantes da Área Ambiental da Unisc, Hospital Ana Nery, Sunning Energia Solar, Conífera Engenharia de Meio Ambiente, o especialista em direito ambiental Cássio Arend e a estudante Maria Dora Waechter. Cada um deles terá a oportunidade de falar sobre os projetos sustentáveis desenvolvidos em suas instituições, apresentando ideações que deram certo em suas empresas. 
Após a apresentação dos projetos, haverá um bate-papo, de forma que a atividade será também uma troca de informações entre empreendedores. O evento também será aberto à comunidade, que pode participar buscando sugestões de atividades que possam ser realizadas em seus lares, bem como sugerindo novos projetos aos demais presentes. O whorshop será gratuito.

Evento reuniu empresários, professores e profissionais preocupadas com o futuro do planeta na Praça Getúlio Vargas