Cristiano Silva
[email protected]
Arquivo pessoal

Ticiana e Marquinhos iniciam viagem no próximo dia 13 de novembro

Ticiana e Marquinhos iniciam viagem no próximo dia 13 de novembro
Você já se imaginou trabalhando e tendo com o ambiente cidades de países como Chile, Nova Zelândia, Austrália, Ilhas Fiji, Índia, Egito, França, Itália, e outros? Pois é, difícil imaginar ou mesmo sonhar com isso. Porém, um casal de jornalistas não somente imaginou ou sonhou como está colocando em prática a ideia. A santa-cruzense Ticiana Giehl, ao lado do noivo Marquinhos Pereira, decidiram unir suas aptidões para o jornalismo em um projeto bastante ousado e de extremo divertimento e aprendizado: uma volta ao mundo a “trabalho”, tudo publicado em um blog. “Trabalho” justamente por aliar a profissão de jornalismo com as viagens e diversas experiências para a vida, como conta Ticiana. “Decidimos fazer um blog sobre a viagem depois que conhecemos o trabalho do Guilherme Tetamanti. Ele deu a volta ao mundo em 2011 e criou um site sobre a viagem para ter uma fonte de renda – o ‘Viajando com Eles’. Depois disso, descobri vários outros viajantes que mantém ‘diários online’ sobre suas andanças pelo globo terrestre, como o ‘Lud & Leo pelo Mundo’ e o ‘Viajo Logo Existo’. São todas páginas feitas por casais que jogaram tudo para o alto para viajar por um ano ou mais” comenta Giehl, que destaca o seu conhecimento de jornalista em poder contar histórias e apresentá-las aos seus leitores do blog.
“Achamos que, sendo jornalistas, também teríamos boas histórias para contar e então criamos o nosso próprio blog. O objetivo principal é mostrar que não é preciso muito dinheiro nem ser um viajante experiente para organizar seu próprio roteiro, comprar suas passagens, fazer suas reservas, enfim, montar sua própria trip sozinho, sem pagar uma fortuna por um pacote engessado em uma agência de viagem. É daí que vem o nome do blog: desempacotados são os que viajam por sua conta, fora de pacotes vendidos por agências. Nosso site quer ajudar pessoas que, como nós, estão há anos esperando pela oportunidade de uma aventura como essa, mas não sabem como começar. Nossos textos mostram passo a passo todas as etapas do processo, desde a escolha dos lugares para onde ir, passando pelos documentos necessários, conversão de moedas, orçamento, burocracias que precisam ser observadas, o que levar na mala, entre outras coisas. Claro que nosso foco é sempre a volta ao mundo, mas as dicas valem para qualquer tipo de viagem” afirma Ticiana.
DESDE CEDO
Arquivo pessoal

Bogotá na Colômbia já recebeu a visita dos Empacotados

Bogotá na Colômbia já recebeu a visita dos Empacotados
A santa-cruzense afirma amar viajar desde cedo. “Eu era do tipo de criança que não dormia na noite anterior à partida para a praia nas férias de verão. Infelizmente, nunca tivemos condições financeiras de ir muita além do litoral gaúcho ou de Santa Catarina e esse foi o meu roteiro praticamente até os 27 anos. Entrei na faculdade cedo, fiz vários estágios para ter um bom currículo, trabalhei muito para comprar e pagar um apartamento em Porto Alegre, onde vivi por 11 anos. Com isso, os anos foram passando sem tempo ou dinheiro para viajar. Até que um dia essa paixão transbordou e eu soube que não aguentava mais ficar sem uma passagem de avião. Desde 2010 viajo pelo menos duas vezes por ano para fora do país, e dou umas voltinhas aqui por dentro também. Conheci o Uruguai, França, Estados Unidos, Peru, Chile, Colômbia, Aruba e Curaçao. Foi pouco e eu simplesmente não queria mais parar. Então decidi vender meu apartamento e usar o dinheiro para dar a volta ao mundo, mas no meio do caminho apareceu uma oportunidade profissional em São Paulo e eu não pude desperdiçar. Adiei meu plano por mais um ano e foi a sorte grande. Aqui em São Paulo, onde moro agora, conheci o Marquinhos, também jornalista, também apaixonado por viagens e também ‘preso’ pelas circunstâncias da vida. Até nos encontrarmos, ele só havia mochilado um mês pela Europa e conhecido Buenos Aires, além de uns giros nacionais. Quando soube que eu queria dar a volta ao mundo, ele não pensou nem meio segundo para dizer que eu não iria mais sozinha. Juntamos nossas economias, decidimos a data e a hora – 20h30 do dia 13/11/2014 – e estamos organizando tudo desde então. E deu tão certo que vamos nos casar durante a viagem” revela animada Ticiana, que não vê a hora de chegar a partida.
“Nossa ideia é continuar postando passo a passo os preparativos da viagem, de forma a ajudar outras pessoas que não têm muita experiência a caírem no mundo. Não estamos escondendo nada: quanto temos de dinheiro, quanto pensamos em gastar, quantas peças de roupa vamos levar na mala, está tudo lá. Tenho feito isso publicando três posts por semana, nas segundas, quartas e sextas. Quando a viagem começar, queremos fazer um post por dia, seja ele em texto, galeria de fotos, foto-legenda ou vídeo. Quando sairmos de cada país, queremos publicar ainda uma ficha completa dizendo o que fazer por lá, onde ir, como chegar, onde se hospedar, se faz frio ou calor etc. Ou seja, serão 414 posts em diferentes mídias – foto, texto, vídeo – para ninguém perder nenhuma detalhe da nossa aventura” assegura a jornalista santa-cruzense.
32 PAÍSES EM 13 MESES
Arquivo pessoal

Cartagena foi outra cidade visitada pelo casal

Cartagena foi outra cidade visitada pelo casal
De acordo com Ticiana Giehl, ela e o noivo Marquinhos Pereira vão visitar 32 países, sendo que a viagem começa e termina no Chile. “Dia 13 de novembro estamos saindo de São Paulo rumo à Ilha de Páscoa, e no dia 31 de dezembro de 2015 estaremos embarcando do deserto do Atacama de volta para o Brasil. Escolher o roteiro não foi fácil, pois tínhamos que encaixar não só os lugares que quisemos conhecer durante uma vida inteira como também os lugares que queremos apresentar um ao outro. E combinar isso tudo com a documentação necessária para entrar no país. No final, decidimos por Chile, Polinésia Francesa, Nova Zelândia, Austrália, Ilhas Fiji, Ilha de Bali (Indonésia), Cingapura, Filipinas, Tailândia, Índia, Ilhas Maldivas, Egito, Jordânia, Israel, Turquia, Grécia, Rússia, Irlanda, Reino Unido, França, Itália, Croácia, Áustria, Polônia, Alemanha, Marrocos, EUA, México, Cuba, Costa Rica, Peru e Colômbia. Para o grand finale, vamos passar o ano novo de 2016 nas areais da brasileiríssima Copacabana, quem sabe fazendo um brinde à próxima volta ao mundo!” finaliza animada a santa-cruzense. Quem quiser ir conferindo o trabalho do casal de jornalistas pode acessar o blog desempacotados.com e viajar junto com a dupla ao redor do mundo!














