Início Economia Transição de governos começa segunda-feira

Transição de governos começa segunda-feira

EVERSON BOECK
[email protected]

Nesta segunda-feira, 10 de dezembro, inicia o processo de transição das administrações municipais em Santa Cruz do Sul. A primeira reunião entre o governo que se despede e o que vai assumir a Prefeitura acontecerá às 10 horas, mas o local não foi divulgado. Conforme a comissão de transição designada pelo futuro governo, que deve estar constituída de aproximadamente 10 pessoas, o prefeito Telmo Kirst (PP) vai se manifestar sobre o assunto apenas a partir de terça-feira, 11, quando deve ocorrer uma coletiva de imprensa.
A atual administração designou um servidor para atender às solicitações da comissão. Quem vai responder é o coordenador da Central de Controle Interno do Município, Renato Theisen.
A prefeita Kelly Moraes (PTB) anunciou no mês passado que disponibilizaria uma sala no prédio do Palacinho para o trabalho, mas que, segundo interlocutores do prefeito Telmo Kirst (PP), o espaço foi considerado insuficiente e, por isso, ele decidiu que as atividades serão realizadas na sede do diretório municipal do PP, na Rua Sete de Setembro.

FECHAMENTO DE CONTAS

No final do governo a grande preocupação é o fechamento das contas dos cofres públicos. Segundo a Secretaria da Fazenda, para que o orçamento autorizado de dezembro esteja vinculado à projeção de arrecadações, a medida para evitar o vermelho será poupar para sobrar o necessário para o fechamento, já que não há garantias de que os recursos virão de fato.
A expectativa é que para cobrir a diferença de R$ 1,6 milhão nas contas, este valor seja compensado pela antecipação de parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de janeiro, além de recursos do próprio município, como ISSQN, IPTU entre outros tributos. Como não se sabe se todo este valor chegará realmente, o Executivo está tomando outras providências, como a suspensão de novas obras, além de serviços e gastos que não são considerados essenciais.

FOTOS: ARQUIVO RJ

Telmo Kirst assume a Prefeitura em janeiro


Kelly Moraes se despede da administração municipal