Cristiano Silva
[email protected]
Paul David Hewson, David Howell Evans, Adam Charles Clayton e Lawrence Joseph Mullen Jr; mais conhecidos como Bono Vox, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen Jr; respectivamente, formam uma das maiores bandas da história, o U2, que hoje à noite receberá uma homenagem em forma de tributo musical do coletivo de artistas santa-cruzenses que vem se especializando em apresentar à Santa Cruz os mais belos tributos que essa cidade já viu: a Santa Confraria Produções. O show tributo ao U2 de hoje à noite, às 20h, no Teatro do Colégio Mauá (Cristóvão Colombo, 366), segue a linha já produzida pela Santa Confraria, segundo um dos produtores do coletivo, Pedro Augusto Halmenschlager. “Após os tributos a Vinícius de Moraes, Elton John e Pink Floyd, procuramos fazer uma enquete com as pessoas que prestigiam os espetáculos e selecionamento o U2 como uma banda de grande aceitação. Vamos produzi-lo dando sequência ao nosso ideal que é fazer os tributos com músicos locais”, destacou o produtor, que revelou ainda que mais três datas estão reservadas para eventos da Santa Confraria ao longo de 2015.
BONO²
Divulgação/Santa Confraria Produções

Banda que fará o tributo realizou os ensaios na cabana da AABB.
Repertório do show contará com 16 músicas
Um vocalista como Bono Vox, classificado pela revista Rolling Stone como 32º melhor cantor da história da música, torna-se um artista difícil de ser reproduzido, tanto que no show de logo mais o vocalista do U2 será interpretado por nada menos que duas vozes! Samuel Machado, um dos produtores da Santa Confraria, “dividirá” Bono com Rafael Burgos, vocalista da banda Sunsett, banda esta que será a base do espetáculo, apenas com Samuel e o tecladista Gilnei Ellwanger como convidados. Artur Seidel, no baixo, Eduardo Burgos na bateria e Sergio Schmidt na guitarra solo completam os músicos da noite, todos estes também da banda Sunsett. “A gente sempre curtiu U2 e é uma honra fazer esse show com a Santa Confraria. Estamos muito empolgados e vamos tentar fazer o show mais original possível”, conta uma das “metades” de Bono no show, Rafael Burgos, que revela ainda que a apresentação será um mix de toda a carreira da banda, contendo músicas como “I Still Haven’t Found What I’m Looking For”, “One”, “With Or Whitout You”,” Sunday Bloody Sunday”, “In The Name Of Love”, “Where The Streets Have No Name”, “Stuck In A Moment”, “Walk On”, “Elevation”, “Vertigo”, entre outras.
Já para a outra “metade” de Bono, Samuel Machado, a ideia surgiu a convite do sócio produtor da Santa Confraria, Pedro Augusto Halmenschlager. “Eu topei o convite, mas com a ressalva de que eu não faria uma voz ‘cover’ do Bono. É um tributo e não uma apresentação cover. Vou cantar da melhor forma possível em respeito ao grande Bono Vox, mas sem a pretensão de imitá-lo” contou Samuel, que declarou sua adoração pela banda irlandesa: “O U2 é minha banda predileta. Sou muito fã das guitarras do The Edge, mas a voz do Bono é uma verdadeira inspiração. As letras deles também são especiais, principalmente as politizadas. E o som do U2 tem uma energia muito peculiar, diferente de qualquer outra banda que conheço. No ano passado o nome U2 foi unânime para um tributo esse ano” destacou o cantor/produtor. O show de hoje à noite tem ingressos sendo vendidos na Livraria e Cafeteria Iluminura (Borges de Medeiros, 471) ao preço de R$ 30,00 o ingresso inteiro e R$ 15,00 o meio ingresso. É assegurado o meio ingresso para estudantes, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, e doadores de sangue registrados em hemocentro e bancos de sangue de hospitais do Estado. Na hora da aquisição do ingresso, devem apresentar os documentos comprovando a condição junto à bilheteria.
BANDA GIGANTE
Divulgação/RJ

Banda Sunsett e convidados resgatam clássicos da banda irlandesa
como “One”, “With Or Whitout You” e “In The Name Of Love”
O U2 está entre os artistas que mais venderam discos de todos os tempos com mais de 150 milhões de cópias. O quinto álbum de estúdio, The Joshua Tree (1987), está classificado como um dos álbuns mais vendidos nos Estados Unidos depois de ter vendido mais de dez milhões de cópias, e está também entre os álbuns mais vendidos do mundo, com vendas de 25 milhões de cópias. A revista Rolling Stone classificou a banda como o 22º da lista dos “100 Maiores Artistas de Todos os Tempos”, enquanto que o ranking de Bono está na 32ª posição, de melhor cantor e de 38º para The Edge, como melhor guitarrista. Em 2010, oito das canções do U2 apareceram na Rolling Stone, em sua lista atualizada das “500 Melhores Canções de Todos os Tempos”, com “One” como o ranking mais alto, na 36ª posição. Cinco, dos doze álbuns de estúdio do grupo, foram classificados na lista de 2003 nos “500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos” pela Rolling Stone — The Joshua Tree liderando o ranking mais alto, na 26ª posição. Em 2010, a VH1 classificou a banda na posição de número 19 na lista dos “100 Maiores Artistas Todos os Tempos”. A banda recebeu seu primeiro Prêmio Grammy com The Joshua Tree em 1988, ganhando 22 no total, de 34 indicações, mais do que qualquer outra banda. A Indústria Fonográfica Britânica concedeu ao U2 sete Brit Awards, cinco dos quais estão de “Melhor Grupo Internacional”. A banda foi introduzida no Rock and Roll Hall of Fame no início de 2005. Refletindo sobre a popularidade da banda e o impacto mundial, Jeff Pollack, da The Huffington Post, disse: “Como The Who, antes deles, o U2 escreveu canções sobre coisas que foram importantes e ressoou com seu público”.














