Início Sem categoria "Um poema em cada árvore" retorna a Santa Cruz

"Um poema em cada árvore" retorna a Santa Cruz

Cristiano Silva
[email protected]

Demétrio de Azeredo Soster

Ação acontece pelo segundo ano consecutivo na cidade

As árvores do centro de Santa Cruz do Sul vão mais uma vez virar mural para a poesia. O município vai integrar o movimento “Um poema em cada árvore”, que ocorre no dia da árvore, 21 de setembro, junto com outras 69 cidades do país. A mobilização nacional é uma ação de incentivo à leitura promovida pela Organização Não Governamental (ONG) Instituto Psia, presidida pelo poeta Marcelo Rocha, de Governador Valadares (MG), que vem trabalhando em atividades como essas desde 2010.
Em Santa Cruz do Sul a ação aconteceu pela primeira vez no ano passado. A articuladora local é a jornalista e professora do curso de Comunicação Social e do Mestrado em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Fabiana Piccinin, responsável por convidar os poetas da cidade a enviar suas produções.
Segundo Fabiana, houve uma seleção das poesias recebidas por ela: “Para essa edição foram convidados nove poetas, que enviaram em torno de cinco poesias cada um. A partir daí foi feito a seleção desse material e selecionadas 25 que serão distribuídas pelas árvores das praças da Bandeira, Getúlio Vargas e SiegfriedHeuser, além da Avenida do Imigrante” revela a professora.
Conforme o Instituto Psia, essa foi uma forma encontrada para construir novos espaços de fruição poética, ampliar o acesso da população à poesia e colocar o trabalho de poetas contemporâneos em contato com novos públicos. O movimento “Um poema em cada árvore” é um dos projetos finalistas do Prêmio Vivaleitura 2012, executado pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI).

Demétrio de Azeredo Soster

Em Santa Cruz do Sul, a articuladora local é a jornalista e professora do curso
de Comunicação Social e do Mestrado em Letras da Unisc, Fabiana Piccinin