Viviane Scherer Fetzer
[email protected]

Neste domingo, 11, ocorre a 4ª edição do Vegnic, um evento dedicado a divulgar a gastronomia vegana na nossa cidade. Este é um assunto crescente e, durante o Vegnic, as pessoas que curtem o assunto poderão conhecer um pouco mais sobre este mundo e todas as infinitas possibilidades das comidas sem ingredientes de origem animal. Além, claro, de conhecer outras pessoas e trocar ideias e experiências. Acontecerá na Praça da Pasqualini, das 16h às 19h. O intuito é proporcionar o conhecimento da gastronomia, bem como difundir esse estilo de alimentação ou dessa filosofia baseado na utilização de ingredientes saudáveis e que não provêm de animais. O evento é livre e não há organizadores oficiais, mas sim facilitadores.
Nesta edição serão cerca de sete participantes relacionados à gastronomia, que têm ou não um negócio nesta área. Na 4ª edição irão participar também brechós solidários, que visam arrecadar dinheiro para ajudar no resgate de animais abandonados. Além disso, haverá um espaço para troca de mudas e sementes e uma aula de yoga. Além da gastronomia também têm participado empresas relacionadas ao meio ambiente, a produtos artesanais e holísticos. Confirmados até esta quinta-feira pela manhã: Vert Cozinha Vegana, Nativa Hamburgueria, El Grano Pães Artesanais, Gab’s Brownies, Cake Box, Brigadeiria Coração, Dente de Leão Artesanias Corporais, Casinha Azul Mini Jardins, Farmácia Raízes, Salve Um Gatinho, Protetores de Santa Cruz do Sul, Bazar do Cavalo de Lata, Lady Pulga – Arte Urbana, Bazar Mari Corrêa Protetora, Kombi Heilige Beer Folks.
A ideia
Juliana Xavier gerencia a página ‘Eu, Vegetariano’, que reúne mais de 200 depoimentos de pessoas de diferentes lugares que se tornaram vegetarianos/veganos e a razão por trás desta decisão. No início do ano ela postou na página um depoimento de uma pessoa de Santa Cruz. O Guilherme Noronha, amigo, vegano e que também deu seu depoimento na página, entrou em contato com a Juliana. Como viram crescer o número de vegs nas comunidades do Facebook, ele deu a ideia de fazer um evento para reunir essas pessoas, conta Mariele Anger, uma das facilitadores do evento. Juliana já pensava nisso e só faltava um empurrãozinho. Eles se reuniram e pensaram nos primeiros detalhes, como nome, local e convites de participações. Ela fez o evento no Facebook e ali que a coisa cresceu mesmo. O evento no Facebook foi crucial para o evento tomar forma. “Depois disso, também montamos um grupo com os envolvidos para facilitar a organização do evento, discutir melhorias e outros detalhes”, comenta Mariele.














