
Santa Cruz do Sul será sede de um evento histórico na próxima terça-feira, 5. O revezamento da tocha olímpica passará por nossa cidade, exatamente um mês antes do início dos Jogos Rio 2016. O percurso é de aproximadamente cinco quilômetros. Partindo da Unisc e encerrando na Praça da Matriz, onde será realizada a celebração. Da Avenida Independência o trajeto seguirá pela Galvão Costa, Tenente Coronel Brito até a Senador Pinheiro Machado, ingressando na Marechal Floriano até a Sete de Setembro e entrando na Marechal Deodoro até a Rua Ramiro Barcelos, em frente à Catedral São João Batista, onde termina.
Em Santa Cruz do Sul, o revezamento acontece com horário estimado, das 13h42min às 14h56min. Ao chegar ao palco montado na Praça Getúlio Vargas, será realizada a grande celebração oficial, com atrações locais. A chama permanecerá por 15 minutos na praça, seguindo depois para a cidade de Santa Maria.
O revezamento da tocha olímpica faz parte da cerimônia de abertura dos jogos, que pela primeira vez acontecem na América do Sul. Cobre os 26 estados do Brasil e mais o Distrito Federal e acontecerá em aproximadamente 300 cidades do Brasil, incluindo todas as capitais e envolvendo 12 mil condutores, ao longo de 20 mil quilômetros. No Rio Grande do Sul 28 municípios receberão a tocha, sendo Santa Cruz do Sul o único do Vale do Rio Pardo.
A comitiva da força-tarefa responsável pelo revezamento é composta pelas secretarias municipais de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte (SMSCRCE), de Educação e Cultura (Smec), de Comunicação Social (Secom), de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia (SMDETCT), de Saúde, de Transportes e Serviços Públicos (SMTSP), através da Fiscalização de Trânsito, Gabinete do Prefeito Municipal e 6ª CRE.
Condutores da tocha
No total serão 25 condutores (19 nomes foram divulgados; o restante será surpresa). Confira:
Lista com alguns condutores:
Lenara Teixeira
Maurício Scota
Sérgio da Rosa
Vanildo Sant’Ana
Fabiano Peçanha
Roberta Etges
Rogério Klafke
Sabine Heitling
Liziane Barros
Mariana Fortes
Róger Lehmen Landim
Vitor Fleck
Cláudio Adão Amaral de Souza
Emanuel Ávila
Jaqueline Tatsch Motta
José Joaquim Barbosa
Paulo Admir Sanguinete Pires
Rafael Berté
Raquel Ribeiro Ferreira
Programação na Praça Getúlio Vargas
Terça-feira, 5 de julho, das 13h às 16h
13h – Abertura com apresentação cultural da 6ª Coordenadoria Regional de Educação:
– Grupo de música da Escola Alexandrino de Alencar do município de Passo do Sobrado;
– Grupo de dança da Escola Alfredo Kliemann do município de Santa Cruz do Sul;
– Grupo de dança da Escola José Mânica do município de Santa Cruz do Sul;
– Banda Marcial do Instituto Ernesto Alves do município de Rio Pardo;
14h – Apresentação cultural da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Santa Cruz do Sul:
– Grupo de danças alemãs da EMEI Beija Flor;
– Grupo de danças gaúchas da EMEI Paraíso Infantil;
– Banda Marcial da EMEI Félix Hoppe;
– Grupo de dança da EMEF José Ferrugem;
14h45min – Chegada do Revezamento da Tocha no palco:
– Presença da Comitiva da Oktoberfest com as Soberanas, Banda Típica Alemã e Bonecos Fritz e Frida;
15h15min – Premiação das Olimpíadas Escolares de Santa Cruz do Sul;
15h45min – Encerramento com banda oferecida pelo SESC Santa Cruz do Sul.
Três alunos da Emef Leonel Brizola serão os anfitriões da chama no município

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Leonel de Moura Brizola foi escolhida por ter o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município, para que seus alunos participassem de um concurso de redação. Os três melhores trabalhos foram escolhidos e os seus autores terão a honra de receber a chama olímpica em Santa Cruz, na próxima terça-feira, 5. Estes alunos serão os anfitriões da chama no município. São eles: Amanda Pereira de Borba, Pamela Borges dos Reis e William dos Santos Limberger. A notícia foi divulgada por uma comissão do Ministério da Educação.
Os três estudantes receberam os uniformes que usarão no tão aguardo dia. A entrega foi feita pela secretária municipal de Educação, Jaqueline Marques, e pelo ministério. Os estudantes, além de serem os responsáveis por receber e acender a chama na cidade, também acompanharão num percurso de 200 metros o primeiro condutor da tocha.
Segundo Jaqueline Marques, “será um orgulho imenso para as escolas municipais de Santa Cruz do Sul, terem marcado em sua história que três estudantes da Emef Leonel de Moura Brizola receberam a chama olímpica no município. Certamente o mérito por terem escrito tão belas redações foi coroado com uma honraria que jamais sairá de suas memórias”.














