Início Geral Unisc oferece curso de controle na prática de assistência social

Unisc oferece curso de controle na prática de assistência social

Conselheiros da assistência social, representantes de entidades e técnicos da Secretaria Municipal de Políticas Públicas (Sepop) de Santa Cruz do Sul participam desde o dia 18 de outubro  de capacitação junto à Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). 
A abertura do curso de extensão, que terá a duração de vinte horas, distribuídas em cinco encontros durante os meses de outubro e novembro, teve o primeiro módulo ministrado pela professora Eunice Maria Viccari.  
O conteúdo programático, que tem como tema O exercício do controle na política de assistência social,  foi elaborado pela Pró-reitoria de Extensão e Relações Comunitárias da Unisc. As trinta vagas disponibilizadas foram de imediato preenchidas. 
A temática é bastante abrangente . Discorre sobre o Plano Nacional de Assistência Social e suas várias etapas, até a formação dos conselhos municipais de assistência social, e seus diversos processos de formação, legislação e atribuições de rotina. 
Em seu pronunciamento, o pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias, Ângelo Hoff, destacou a importância da iniciativa. “Parabenizo a iniciativa do município e do conselho de assistência social e da Secretaria de Políticas Públicas pela construção e promoção de um curso de extensão desta natureza. A universidade sempre será parceira quando envolve questões que resultam no bem-estar social da comunidade”, afirmou.
De acordo com o secretário da pasta, Edemilson Severo, iniciativa é inédita e confere aos profissionais, conselhos e entidades da área assistencial, o reconhecimento e a possibilidade de rever conceitos que possam ser aprimorados no exercício das atividades e serviços, voltados à assistência social do município.  “Reafirmo que a Secretaria de Políticas Públicas deve ser uma área de transformação da vida das pessoas. E nada mais adequado do que investir em profissionais que diariamente fazem a diferença e constroem, de fato, políticas voltadas para o bem-estar da comunidade santa-cruzense”, afirmou. 
Neste curso de extensão será investido R$ 6.400 reais, valores repassados pelo Ministério Público (MP/RS), referente a Procedimento Administrativo, com finalidade e destinação específica para o Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS. 
O Secretário Municipal de Políticas Públicas fez questão de ressaltar a importância dos recursos destinados pelo Ministério Público para essa capacitação. “Graças à sensibilidade da Promotoria de Defesa Comunitária faremos um oportuno investimento na qualificação do público envolvido, para a construção de uma nova realidade das políticas sociais de serviços voltados à comunidade”, declarou.