Início Sem categoria Várias pessoas, uma única paixão: o Fusca!

Várias pessoas, uma única paixão: o Fusca!

Alyne Motta – [email protected]

Há oito anos atrás, um grupo de amigos passou a se reunir para trocar informações sobre uma paixão em comum: o fusca, um carro fabricado pela companhia alemã Volkswagen e um dos mais vendidos no mundo. De lá pra cá, o amor pelos “besouros” só aumentou.
Em 23 de outubro de 2003, clientes e amigos da Casa do Fusca reuniram-se no Aeroporto Luiz Beck da Silva e fundaram o Aerofusca – Clube do Fusca, com reuniões mensais nas tardes de domingo. O nome, nada mais justo, é uma homenagem ao local de encontro dos apaixonados pelo automóvel.
A associação, que tem 22 sócios nas cidades de Santa Cruz do Sul e Vera Cruz, congrega, além dos proprietários de fuscas, aqueles que contemplam os derivados da marca, como a kombi e a brasília, preservando assim, o passado do automóvel que fez parte da história do Brasil e do mundo.
Como principais atividades dos sócios, está a exibição de veículos originais e personalizados em eventos realizados por todo estado. “Viajamos para vários locais para mostrar nossa paixão”, afirma Neri Buzatto, que é proprietário da Casa do Fusca, local onde nasceu o clube.
Neri é apaixonado pelo veículo desde os 15 anos, mas admite que em tempos atrás, ter um fusca era sinônimo de pobreza. “Quando era mais novo, preferia dizer que estava a pé a com um fusca. Hoje sou diferente, tenho orgulho em ter um e sair com ele”, declara ele.
Mais do que vivenciar esse amor pelos fuscas, o grupo busca realizar ações solidárias no município. “Todos os anos, quando inicia o inverno arrecadamos roupas usadas, no verão realizamos a arrecadação de alimentos e no Natal juntamos brinquedos e destinamos a instituições.”
A associação como um todo possui cerca de 25 veículos, pois muitos sócios possuem mais do que um e outros estão em busca do seu. “Temos automóveis fabricados de 1959 a 1984 e alguns que valem cerca de 30 mil reais”, declara Neri, que considera o fusca uma relíquia, pois existem poucos no mercado. 
Sendo uma entidade que não visa lucro, os sócios do Aerofusca estão sempre à disposição da comunidade para explicar sobre a história e ascensão deste ícone do automobilismo mundial. E para que isso ocorra, os integrantes marcam presença nos eventos em todo estado.

COMEMORAÇÕES
Para celebrar os 08 anos de atividades em Santa Cruz do Sul, o Aerofusca, que tem como seu atual presidente Paulo Rick, realizou no sábado, 22 de outubro, uma “fusqueata” pelas principais ruas da cidade, seguida de uma confraternização no Parque da Oktoberfest.
Atualmente, o grupo realiza reuniões mensais com troca de informações sobre os veículos, além de organizar várias exposições na cidade e eventos em prol da solidariedade. Interessados em participar podem entrar em contato com Neri Buzatto através do fone (51) 3719 5437.

Divulgação

Alguns integrantes do Aerofusca

Divulgação

Veículos que integraram a fusqueata


Divulgação

Paixão por fuscas faz amigos em todos lugares