Início Geral Violação dos direitos: Conselho do Idoso registra 46 atendimentos

Violação dos direitos: Conselho do Idoso registra 46 atendimentos

O 15 de junho é uma data para discutir e refletir sobre os direitos dos idosos

Luciana Mandler
[email protected]

Assim como as crianças e os adolescentes, os idosos também têm seus direitos. Violá-los é crime previsto pelo Estatuto do Idoso. A fim de alertar e refletir sobre abusos e negligências cometidas contra esse público é que a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, que transcorre nesta quarta-feira, 15.


As denúncias por algum tipo de violação são frequentes em Santa Cruz do Sul, através do Conselho Municipal do Idoso (CMI). De janeiro até agora, já foram 46 atendimentos, segundo a presidente do órgão, Rosângela Mees Gass. Se comparado ao ano passado, o número já é considerado alto, tendo em vista que o saldo durante todo 2021 foi de 83 atendimentos. Violência no lar por filhos ou netos, abandono, instituições de longa permanência (ILPIs) que não atendem de acordo com as leis e idosos doentes deixados de lado pelos familiares são as principais denúncias recebidas pelo órgão.


A violação que mais tem preocupado é o abandono. “Porque os familiares seguem a sua rotina sem ter ‘tempo’ para aquela pessoa que fez inúmeros sacrifícios para terem uma vida melhor, uma condição social adequada. Hoje o que o idoso pede em troca aos familiares é apenas um tempinho para se sentir acolhido, protegido e sem dúvida feliz”, aponta Rosângela.


Para a presidente do Conselho Municipal do Idoso, o dia 15 de junho é uma data de extrema importância, onde os cidadãos velhos e a comunidade em geral podem discutir os direitos desse público específico e o que deverá ser feito para que os casos de violência parem. “Os idosos trabalharam e lutaram para terem uma velhice digna e também passaram tantos exemplos para nós. Vamos cuidar dos nossos idosos”, enfatiza.

DENÚNCIAS

A comunidade pode ajudar um idoso que esteja sofrendo algum tipo de violação de seus direitos. Basta denunciar para que as devidas providências sejam tomadas. As denúncias podem ser feitas pelo Disque 100 ou no Ministério Público, situado na Rua Venâncio Aires, 959, Centro, cujo telefone é (51) 3711-2644, ou no Conselho Municipal do Idoso, instalado junto ao Centro Integrado, no Bairro Arroio Grande, que atende também no (51) 3715-6230. “E se for um caso muito grave, chamar a polícia”, orienta Rosângela.

Entidades parceiras promovem encontro de conscientização

O 1º Encontro Municipal de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa de Santa Cruz do Sul ocorre hoje, a partir das 14 horas, no Memorial da Unisc. Interessados em participar devem realizar sua inscrição com os coordenadores dos grupos de terceira idade ou ainda pelo telefone (51) 2109-9342. A programação inclui atividades culturais na abertura, bate-papo com especialistas e uma confraternização de encerramento entre os participantes.
Entre os painelistas convidados estão a representante do Conselho Municipal do Idoso, Iraci Luísa Paulus; a promotora de Justiça Catiuce Barin; a professora da Unisc Silvia Areosa; e a médica geriatra da Unimed Mariana Tocchetto Pritsch. O evento é uma parceria entre Sesc, Prefeitura de Santa Cruz do Sul, CMI , Unisc e Unimed, e tem o intuito de discutir formas de prevenção e cuidado com pessoas idosas.