Início Política Wenzel fala de seu possível mandato como senador

Wenzel fala de seu possível mandato como senador

Everson Boeck
[email protected]

Santa Cruz do Sul pode ter um representante no Senado Federal. No último mês de campanha eleitoral antes das eleições, o ex-prefeito do município, José Alberto Wenezel (PSDB), concede entrevista ao Riovale Jornal onde fala do seu mandato como senador, caso assuma o cargo no lugar de Ana Amélia Lemos (PP). A senadora, da qual Wenzel é suplente, está concorrendo como candidata à governadora do Rio Grande do Sul e, caso obtenha vitória, o cargo passará para o companheiro político.
Natural de Cerro Largo (RS), Wenzel tem uma história política marcante em Santa Cruz. Foi vereador de 1993 a 1996 e de 1999 a 2000; secretário municipal de Saúde de 1997 a 1999; prefeito de 2005 a 2008 (quando passou o cargo para sua vice, Helena Hermany, para assumir a Casa Civil no Governo do Estado); na Assembleia Legislativa foi Assessor na Comissão de Educação de 2001 a 2002; foi Secretário de Estado na Secretaria Estadual do Meio Ambiente de 2003 a 2004. Em 2011 assumiu como primeiro senador Suplente da Senadora Ana Amélia Lemos. Atualmente atua como geólogo na Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler (FEPAM).

RJ – Caso venha a assumir o cargo, como seria sua atuação?
Wenzel
– Eu manteria todo o excelente trabalho que a senadora vem fazendo, procuraria dar continuidade a ele da melhor forma possível. Ela tem uma operacionalidade muito enxuta em seu gabinete, é muito propositiva e com isso sua atuação tem trazido importantes resultados para o Rio Grande do Sul. Caso eu assuma, daria enfoque às áreas da saúde e meio ambiente, que são as mais desafiadoras para mim, mas sem, é claro, descuidar das demais. Na saúde acredito que temos que pensar, por exemplo, não apenas em melhorar o Sistema Único de Saúde (SUS), mas em construir um novo modelo e isto eu gostaria de poder trabalhar em nível de estado, isto é, ouvir as pessoas, captar outras experiências e abrir possibilidades de mudanças significativas na área da saúde.

RJ – Haveria possibilidade, então, de que as demandas de Santa Cruz do Sul chegassem com mais facilidade ao Senado?
Wenze
l – Sem dúvida. Tudo o que interessa a Santa Cruz do Sul e região, na área do tabaco e todos os demais empreendimentos, estarão em pauta. Diversificação também é um tema muito importante de ser discutido. Temos que nos valer do que nos temos, ou seja, valorizando nossas estruturas, mas partindo para propostas reais e factíveis de diversificação. Lembrando sempre que darei continuidade ao trabalho da senadora Ana Amélia.

RJ – O que sua atuação no Senado representaria para o município e região?
Wenzel
– Diante da minha história política em Santa Cruz e região tenho uma visão muito clara das necessidades do município. Tenho a certeza de que seria muito importante nosso trabalho no Senado. Se eu tiver a felicidade de assumir o cargo, entendo que haveria condições de se fazer um grande trabalho pela região. Além disso, haveria um estreito alinhamento com o governo da Ana Amélia, caso ela venha a ganhar as eleições. Certamente teremos uma interação excelente e acredito que poderei me alinhar muito bem com esta proposta.

Arquivo/RJ

Wenzel pode assumir como senador no lugar de Ana Amélia Lemos, da qual
ele é suplente no Senado Federal