Início Educação Banda da Emef Félix Hoppe agora é patrimônio cultural

Banda da Emef Félix Hoppe agora é patrimônio cultural

Foto: Luiz Fernando Bertuol

Os sons da banda da Escola Municipal de Ensino Fundamental Félix Hoppe, no distrito de Linha Nova, voltaram a ecoar em Santa Cruz do Sul na manhã desta sexta-feira. E agora com mais força ainda porque a prefeita Helena Hermany sancionou a lei que torna o conjunto instrumental patrimônio cultural do município. A ideia surgiu a partir de uma indicação do vereador Henrique Hermany que, por iniciativa do Executivo, virou projeto de lei.

Para marcar o ato, uma cerimônia reuniu no pátio da escola, alunos, professores, representantes do CPM e da direção, servidores da Secretaria Municipal de Educação (SEE), secretários municipais, vereadores, convidados e imprensa. Minutos antes, as autoridades foram recepcionadas com música pelo idealizador da banda, o professor José Ornélio Peixoto e pela aluna Eloisa Andriele Paulus.

A declaração como patrimônio cultural do município vai garantir a preservação da banda, dada a sua relevância para a comunidade, bem como facilitar a busca de apoio financeiro para sua manutenção. Desativada desde 2019, por questões burocráticas, foi em agosto deste ano que uma comitiva formada por integrantes da direção da escola, representantes do CPM e da comunidade do distrito de Linha Nova foi ao Palacinho pedir a sua reativação.

O Conjunto Instrumental da Félix Hoppe, nome oficial da banda, foi idealizado pelo músico José Ornélio Peixoto e este ano estaria completando 15 anos de existência. Quando estava na ativa, o conjunto contava com instrumentos de sopro, corda e percussão e chegou a ter 18 integrantes. Participavam alunos de 8 a 17 anos e também alguns ex-alunos da instituição. A fama era tanta que ao longo dos anos a agenda esteve sempre repleta de apresentações culturais, em eventos locais e regionais.

Ao final da cerimônia de sanção da lei, alunos entregaram flores para as autoridades e a banda fez uma breve apresentação. O projeto de oficinas musicais será retomado no ano que vem, com oportunidades para todos os alunos que quiserem participar e irem se integrando à banda. A SEE está providenciando a compra de novos instrumentos.

Histórico

A Banda da Félix Hoppe é fruto da dedicação dos alunos e do apoio da escola e da comunidade. Há cerca de 20 anos, a paixão do professor José Ornélio pela música motivou a oferta de aulas de violão para alunos no contraturno, depois de teclado e de instrumentos de percussão.
Com o sucesso das oficinas percebeu-se a necessidade de criar um projeto para captar recursos e melhorar as oficinas. Assim surgiu em 2004 o Prática Musical na Escola, que com o apoio da empresa Brasfumo de Venâncio Aires, possibilitou a compra de instrumentos de sopro, metais, palhetas, bateria entre outros.

Daí para a formação da banda foi um passo. Menos ainda para que o talento do grupo fosse reconhecido pela comunidade. O conjunto virou referência em Santa Cruz e em outros municípios do Vale do Rio Pardo, com agenda lotada de apresentações em eventos locais e regionais. O êxito também levou ao lançamento de três CDs – em 2007, 2010 e 2018.


Confira as principais manifestações das autoridades durante a cerimônia:

Helena Hermany (Prefeita Municipal): “Esta escola é um exemplo e estas crianças vão saber levar o nome de Santa Cruz e fazer este Município prosperar cada vez mais. Parabéns à escola, parabéns aos pais que sei que são parceiros, parabéns à direção. A escola para mim é o coração de uma localidade, a escola é o que faz pulsar uma comunidade. Agora vamos poder estar na festa, na quermesse, esperando pela banda da Félix Hoppe tocar”.

Elstor Desbessell (Vice-Prefeito): “Pra gente que viveu o dia a dia antes da pandemia, como era bonito no horário do almoço ou na primeira hora da tarde, ouvir a banda da Félix Hoppe. Era mais um atrativo e a gente via nos olhos dos pais, a alegria de ver o filho no palco levando alegria para a comunidade”.

João Miguel Wenzel (Secretário Municipal de Educação): “Quando a gente luta por um ideal, por algo que a gente quer de verdade, as coisas acontecem, podem demorar um pouco, mas acontecem. Vejam o tamanho do que está ocorrendo aqui. Uma ação que se iniciou aqui dentro da escola se torna um patrimônio cultural de toda uma cidade, sendo referência para todas as demais”.

Henrique Hermany (Líder do Governo no Legislativo): “Este momento é importante, é histórico. Estamos vivendo hoje o recomeço da banda da Félix Hoppe, de uma história que já foi escrita aqui e que estava um pouco adormecida, em um período de aprendizado e de recolhimento para que ela voltasse agora com toda a força, com lei que a declara como patrimônio cultural, o que vai permitir captar recursos em outras esferas para que se possa alavancar ainda mais esse projeto e torná-lo cada vez mais uma referência para a comunidade de Linha Nova, de Santa Cruz do Sul, da região e do Estado do Rio Grande do Sul”.

Raquel Rabuske (Diretora da Emef Félix Hoppe): “Para nós é um sonho que vai se tornar novamente realidade. Como o projeto estava extinto, agora temos uma perspectiva de que retorne junto com a sanção da lei. É bem importante para a comunidade escolar e para os alunos que há muito estavam pedindo a volta do projeto musical. Então para nós é uma satisfação muito grande ter esse projeto de volta e para toda a comunidade escolar será um ganho muito grande”.

José Ornélio Peixoto (Idealizador e professor da banda): “Alegria geral, toda a comunidade escolar está de parabéns. A prefeita com sua sensibilidade nos deu esse presente tão especial neste final de ano. Estamos felizes por dar aos alunos, novamente, a oportunidade de poder participar do projeto da banda. É só alegria para a escola e para a comunidade em geral”.