Início Polícia 2 mil quilos de carne e laticínios apreendidos

2 mil quilos de carne e laticínios apreendidos

LUANA CIECELSKI
[email protected]

Uma ação do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuniária e Agronegócio (Seapa) que contou com o apoio da Inspetoria Veterinária e Zootecnia (IVZ), da Polícia Civil e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar, realizada na última sexta-feira, 17 abril, terminou com a acusação de pelo menos cinco pessoas por crimes contra as relações de consumo. A operação tinha como objetivo combater o abate clandestino de animais e a comercialização de produtos sem inspeção sanitária.
Uma das pessoas levadas para prestar esclarecimento à polícia foi o proprietário de um mercado localizado na rua Barão do Arroio Grande, no bairro Arroio Grande. No estabelecimento foram constatadas irregularidades no açougue onde foram encontrados alguns quilos de carne no chão da câmara fria, além de produção e comercialização irregular de linguiça sem inspeção e autorização.
Ainda na rua Barão do Arroio Grande, outro teve o mesmo problema. O proprietário foi levado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) porque foram encontradas carnes mal acondicionadas e sem inspeção sanitária adequada. Algumas estavam em condições impróprias para o consumo humano.
Já no bairro Bom Fim, um mercado localizado na rua Joaquim Murtinho também foi vistoriado e o proprietário também teve que prestar esclarecimento à polícia porque mercadorias que estavam vencidas e em estado impróprio para o consumo foram localizadas disponíveis para comercialização.
Na rua Dr. Raul Gaspar Bartholomay, no loteamento São João II, um estabelecimento também foi flagrado com produtos de origem animal sem inspeção, mal acondicionados e em temperaturas inadequadas, tornando os produtos inadequados para o consumo. E em Rio Pardinho, em um minimercado localizado às margens da RST-471, foram encontrados mais de 40 quilos de embutidos que eram fabricados no próprio estabelecimento sem autorização e fiscalização sanitária e mais de 11 quilos de pescado sem procedência. A proprietária também foi lavada à delegacia.
Durante toda a sexta-feira, cerca de 50 pessoas entre técnicos e policiais trabalharam na operação. No total, 13 pontos localizados na área urbana foram vistoriados e seis no interior e ao final do dia cerca de 2 mil quilos de produtos, entre eles carnes, banha e produtos lácteos foram apreendidos. Todo o material apreendido foi destinado à graxearia industrial de Cruzeiro do Sul.
Os proprietários dos estabelecimentos responderão ao crime em liberdade por decisão da justiça.