Início Sem categoria 25 anos voltados à cultura santa-cruzense

25 anos voltados à cultura santa-cruzense

Cristiano Silva
[email protected]

Divulgação / Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul

Fundado em 1922, prédio que inicialmente foi construído para ser utilizado
pelo Banco Pelotense, desde 1994 é sede da Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul

Fundada em 16 de junho de 1988 por um grupo de agitadores culturais que se preocupavam com o destino da arte e da cultura no município, a Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul completa 25 anos de empenho e trabalho pela cultura da cidade. A entidade,  no início, se reunia na antiga estação ferroviária – atual Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz – até ter o prédio utilizado pelo Banco Pelotense e posteriormente pelo Banrisul, cedido em 1994 através de um decreto do então governador do estado Alceu Collares. Em 1995, em homenagem à artista plástica santa-cruzense Regina Simonis, a Pró Cultura passou a denominar sua sede de Casa das Artes Regina Simonis.
A atual presidente da associação, Maria Celita Scherer, conta que houve momentos complicados, mas de superação para a Pró-Cultura: “Durantes esses 25 anos várias conquistas aconteceram. Houve um período que a Associação Pró-Cultura e Casa das Artes não tiveram tanta relevância por questões financeiras e dificuldades, pois para se fazer um trabalho cultural é necessário recursos. Quem se manteve firme foi o grupo de associados, que atualmente são entre 150 e 200 pessoas contribuindo voluntariamente para conseguirmos superar as dificuldades. A Prefeitura e parcerias ajudam também”. Ainda segundo Maria Celita, para comemorar os 25 anos, haverá uma grande programação cultural durante o ano: “Além do jantar de comemoração no Restaurante Quiosque da Praça, teremos também uma exposição de arte local que trará a produção dos artistas santa-cruzenses, como quadros, esculturas e várias modalidades de trabalhos artísticos. Também teremos o concurso de fotografia, que deve ser lançado em breve. Além disso, haverá o recital de piano mais para o final do ano, as exposições mensais, atividades literárias e diversas outras atrações, tudo isso dentro da programação dos 25 anos”.
Já pensando no futuro da cultura santa-cruzense, Maria Celita cita as metas traçadas para a Associação: “A nossa principal conquista é termos dado início ao projeto de restauração da Casa das Artes, uma expectativa que a comunidade tem a mais de duas décadas. Então nossa principal meta futura é concluir esse projeto de restauração e, posteriormente, fazer uma campanha para aumento do número de sócios, visando ter mais recursos e, assim, mais opções de atrações culturais”.

RESTAURO

Rolf Steinhaus

Para Maria Celita, os associados foram responsáveis por manter sempre
ativa a Associação Pró Cultura de Santa Cruz do Sul

Quando concluída, a restauração da Casa das Artes Regina Simonis prevê um auditório para eventos, café com mesas na calçada, ambiente climatizado, entre outras demandas. Segundo Maria Celita Scherer, o projeto tem previsão para ficar pronto em 2014.
Para se associar a Associação Pró Cultura de Santa Cruz do Sul basta ir à Casa das Artes Regina Simonis, solicitar o formulário ou ligar para (51) 3056 2086, solicitando o mesmo por e-mail. O valor da contribuição voluntária é de apenas R$ 10. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 9h30 às 11h30. À tarde o horário é das 13h às 17h. Nos sábadoso horário de atendimento é das 9h30 às 13h30.

Alyne Motta

Principal meta para o futuro é concluir projeto de restauração da Casa das Artes