
Uma história de superação e empoderamento feminino a partir da educação foi o tema da primeira edição do ano do Café Empresarial. Promovido pela Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul, na manhã de terça-feira, 10, o evento marcou a abertura do 2º Março Mulher, realizado no auditório da entidade. Marinês Kittel, jornalista e supervisora de projetos Sociais da JTI, foi a palestrante do encontro e compartilhou sua inspiradora trajetória pessoal e a ascensão na carreira, construídas ao longo de 30 anos de trabalho na empresa. Voltado ao networking, o Café Empresarial conta com o patrocínio do Banco Regional do Extremo Sul (BRDE), Universidade de Santa Cruz (Unisc) e o apoio da Padaria Pritsch.
Criar três filhos sozinha, ganhando pouco, não era uma perspectiva animadora. Foi neste cenário desafiante que Marinês Kittel fez a escolha que deu um novo rumo à sua vida: investir na sua educação para empreender na carreira. Antes de ingressar na empresa, onde atua há três décadas, foi babá e empregada doméstica. Profissões que têm orgulho de mencionar, pois foram valiosas em sua formação.
“Escolher a educação foi uma virada de chave na minha vida. Podia ter assumido o papel de vítima e me acomodado, mas decidi ser a protagonista da minha história”, afirma. O conhecimento no idioma inglês, um dos investimentos que fez em sua carreira, possibilitou a participação em diversos projetos de âmbito global na empresa, o que lhe oportunizou experiências internacionais. Conheceu um pouco da Suíça, Espanha, Canadá e África do Sul.
“Cresci na empresa, fiz novas graduações e também pude proporcionar aos meus filhos terem uma profissão. Hoje, todos estão graduados”, destaca Kittel. A experiência pessoal e profissional que adquiriu nesta trajetória foram compartilhados em sua apresentação. Princípios como a perseverança, o gosto pelo aprendizado, a paciência de aprender com os próprios erros nortearam sua vida. A decisão de permitir-se ser feliz, mesmo diante das maiores dificuldades, é o principal ensinamento que deixa, assim como a certeza de que o início de toda a mudança parte da “atitude de escolher ser essa mudança”.
Networking
O Café Empresarial é um espaço da ACI para relacionamentos, negócios e informação. Os convidados são recepcionados com um café da manhã e depois participam de uma dinâmica de apresentação e troca de cartões. A palestra é uma das atividades da programação do encontro.
Programação seguiu inspiradora
Bons exemplos não faltaram nos eventos alusivos à programação do 2º Março Mulher. Na noite de terça-feira, 10, a empreendedora e consultora tributária e empresarial Taíla Teloeken apresentou a palestra Tempo Faz Dinheiro. Propôs reflexões sobre equilíbrio financeiro e o que isso representa para cada pessoa. Segundo ela, esses questionamentos nos levam ao autoconhecimento financeiro – que é saber quais sãos nossos objetivos, onde queremos chegar, o que queremos conquistar e como fazer para chegarmos lá. “A partir desta conscientização, o tempo é um grande aliado, pois vai nos trazer a rentabilidade que precisamos para atingir esses objetivos”.
As estratégias e meios para alcançar esses resultados foram assuntos que compartilhou no encontro. Para vivenciar na prática os conhecimentos que ensina como consultora, há quatro anos criou a D’Vino, empresa que vende vinhos e espumantes em uma bicicleta. Um exemplo inovador de empreendedorismo que inspira a uma vida mais simples, divertida e leve.
A transexualidade foi o tema da segunda apresentação da noite. As muitas dúvidas e tabus que envolvem a inserção das pessoas trans e de travestis na sociedade foram abordados na palestra O significado da mulher na vivência das pessoas trans, apresentada pela advogada Carol Paris. Ativista dos direitos humanos e mulher trans, é membro da Comissão Especial de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/RS e conselheira suplente no Conselho Estadual de Promoção dos Direitos LGBT/RS. O público interagiu com muitas perguntas.
Protagonismo feminino
A programação da noite de quarta-feira, 11, foi inspiradora. O empreendedorismo sob a ótica da qualidade de vida foi o tema apresentado pela cirurgiã dentista e superintendente da Uniodonto, Mariele Cristina Filter. Abordou a importância da autoestima e do autocuidado como ferramentas para uma vida mais plena e empreendedora. Destaca que manter hábitos saudáveis também é uma forma de empreender. “Cuidar primeiro de si para poder cuidar do outros “, ensina.
Na segunda palestra da noite, a CEO da empresa Território da Beleza e da marca Divas Bllack, Rosane Castro Terragno, apresentou o tema Beleza Negra – transformando a diversidade em um negócio de sucesso. Um relato emocionante e inspirador da sua trajetória pessoal e de como se transformou em empreendedora após os 40 anos, abandonando uma carreira consolidada em uma multinacional para abrir o próprio negócio. Hoje, é referência no mundo da maquiagem no País, criadora de uma marca exclusiva para a pele negra.
Rosane Terragno se autodefine como uma afroempreendedora, não como um ativista do movimento negro. Destaca que a decisão de criar a marca Divas Bllack foi exclusivamente mercadológica. “Vi uma oportunidade de ganhar dinheiro com um segmento que o mercado não estava atendendo”, explica. A empreendedora acredita no trabalho e que devemos estar abertos a todas possibilidades, principalmente no mundo dos negócios. Sua palestra não foi somente sobre empreendedorismo, mas antes uma provocação para as mulheres repensarem o que estão fazendo de suas vidas e assumirem o protagonismo da própria história. “Não há idade para começar, o melhor momento é agora”.














