Início Educação Abraçar as diferenças para ampliar a inclusão nas escolas

Abraçar as diferenças para ampliar a inclusão nas escolas

Itens são pensados para colaborar com a saúde e a educação

A Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) visa assegurar que as pessoas tenham acesso à educação inclusiva, a fim de garantir um desenvolvimento equitativo e sustentável. O último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, mostra que 12,5 milhões de brasileiros são pessoas com deficiência. A ONU afirma que as pessoas com deficiência têm menor probabilidade de frequentar a escola e concluir a educação fundamental. O direito à educação inclusiva, acessibilidade e recursos de tecnologia assistiva são os caminhos para que mais e mais pessoas possam viver e sonhar com um mundo melhor para todos.


Com inspiração no Dia da Educação, transcorrido na quinta-feira, 28, é importante refletir sobre a importância da educação inclusiva no dia a dia na construção de valores humanos fundamentais para o desenvolvimento de cada indivíduo, inclusive em sua relação com o meio ambiente. A Mercur, indústria das áreas da saúde e educação, entende que o processo educativo é contínuo, reflexivo e vai além dos espaços escolares. Acredita que toda escolha tem impacto no mundo, por isso, instiga, de forma lúdica, a refletir sobre temáticas, como, por exemplo, “aprender para a vida é saber de onde as coisas vêm” ou “quantas tentativas tem um acerto?”.


Em 2021, a Mercur desenvolveu a campanha “Tecnologia Assistiva Mercur – Autonomia para ser quem você é”, com objetivo de dar visibilidade e acesso aos 21 recursos que a empresa cocriou com pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, seus familiares, profissionais de diferentes áreas e estudantes de design. Também foram lançados os kits profissionais, que estão disponíveis em três versões: educação, fisioterapia e terapia ocupacional – saiba mais no link www.youtube.com/watch?v=QezbD5gvEBc. Para a área de educação, os recursos de tecnologia assistiva podem ser engrossadores, borrachões de apagar, colas, entre outros, e estão disponíveis em www.loja.mercur.com.br.
Além disso, o design inclusivo sustenta a ideia de projetar produtos, serviços e ambientes que possam ser usados pelo maior número de pessoas, independentemente de suas capacidades físico-motoras, idade ou habilidades. Dessa forma, evita-se a necessidade de adaptações e cria-se um ambiente integral.


No contexto escolar, essa característica ganha ainda mais importância ao trazer benefícios socioemocionais, pois prepara o ambiente educativo para receber todas as pessoas, favorecendo a inclusão e possibilitando o convívio de todos. Essa prática de se colocar em diálogo, aliada ao design inclusivo, possibilita outro significado ao processo de aprendizado para a vida e para a construção de um mundo possível para todos.