A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany dedicou parte da agenda na manhã desta sexta-feira, dia 26, para vistoriar o andamento das obras de ampliação da Emef Willy Carlos Froehlich, em Linha Santa Cruz, e de construção da ESF Gaspar Bartholomay, no Bairro Bom Jesus. Em meio à visita aos canteiros, ela conversou com os funcionários das empresas responsáveis, pediu detalhes da execução e acompanhou um pouco os trabalhos.
Em Linha Santa Cruz, Helena mostrou satisfação ao se deparar com o adiantado da obra que já contabiliza o percentual de execução de 27,54 por cento. Funcionários da LT Construções estavam trabalhando na finalização do módulo que vai abrigar as cinco novas salas de aula e no pátio a movimentação de terra era intensa, com a presença de caminhões e de uma retroescavadeira no preparo da área de manobra, estacionamento e acesso a veículos.
Com previsão de conclusão para meados de fevereiro, o espaço das salas de aula já poderá ser utilizado pelos alunos desde o início do ano letivo e a parte antiga poderá entrar em reforma para melhor atender alunos e professores. Haverá troca de forro, telhado, piso, parte elétrica, pintura, substituição de esquadrias e outras intervenções. Também um segundo módulo que está em construção e será destinado à parte administrativa, deve ser entregue no mês de agosto.
A obra, a um custo de 2,9 milhões, vai triplicar a área construída da escola, que passará dos atuais 347 metros quadrados para 1202 metros quadrados. Satisfeita com o ritmo dos trabalhos, Helena reiterou a importância da ampliação para atender uma parte da cidade que não para de crescer. “Linha Santa Cruz é uma região em franca expansão, estão surgindo novos loteamentos, a população aumenta muito e o poder público precisa acompanhar esse desenvolvimento e fazer frente às demandas”, disse.
Na zona sul da cidade, Helena visitou as obras de construção do novo prédio que vai abrigar a ESF Gaspar Bartholomay. Até o momento 40,14 por cento da edificação já foi executada e a obra está dentro do prazo previsto no contrato, com expectativa de ser concluída em junho. “Tenho carinho por toda a comunidade, mas o Bom Jesus é meu bairro do coração e essa comunidade precisa de um olhar atento. Este posto vai ficar muito bom, com excelentes instalações e uma estrutura ampla para bem atender a população”, ressaltou.
Ao vistoriar os trabalhos esta manhã, a prefeita conversou com os funcionários da Construtora Cordilheira e percorreu o interior da edificação, acompanhada pelo mestre de obras Valmir da Silva, 73 anos, que se mostrou honrado com a visita da chefe do Executivo e compartilhou com ela o retorno positivo da comunidade . “A gente conversa com as pessoas e elas falam que estão muito contentes com esta obra, tá todo mundo faceiro”, disse ele esbanjando simpatia.
Com o novo posto de saúde em funcionamento, a prefeita já tem planos para o antigo prédio. “A ideia é utilizarmos o espaço onde funcionava a ESF para ampliar a Emei Criança Feliz, viabilizar a pré-escola em turno integral e ainda ampliar vagas na parte da creche que são os pequenininhos”, disse.
A ESF Gaspar Bartholomay terá área total de 442,31 metros quadrados, a um custo de R$ 2 milhões (entre recursos da Prefeitura e de emenda parlamentar do deputado federal Marcelo Moraes), e contará com salas de triagem, observação, atividades múltiplas e vacina; consultório odontológico e mais oito consultórios de atendimento.