Início Sem categoria Brasil na disputa por um Oscar

Brasil na disputa por um Oscar

Alyne Motta – [email protected]

O mais famoso e cobiçado troféu do cinema, o Oscar, vai ser entregue na noite de amanhã, 26 de fevereiro, em uma belíssima cerimônia realizada no Centro Hollywood e Highland, antigo Teatro Kodak, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Esta é a 84ª edição do prêmio entregue pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
O prêmio foi uma ideia de Louis B. Mayer, chefe do estúdio Metro-Goldwyn-Mayer (MGM). No primeiro ano, 1929, os ganhadores iam para a cerimônia já sabendo o resultado. Depois, a Academia passou a liberar os vencedores para a imprensa. Devido a um erro, desde 1941, os envelopes são abertos na cerimônia de entrega.
O Oscar é entregue a pessoas que mais se destacaram no ano anterior em categorias como ator, atriz, diretor, fotografia, música, roteiro e melhor filme, entre outras. A votação é feita em duas etapas. Na primeira os membros da Academia votam dentro da sua área e para Melhor Filme.
Com uma lista de indicados, os mais de 5.800 jurados recebem cédulas de votação que vão decidir os ganhadores, nas mais de 25 categorias existentes. A partir disso, resta esperar o resultado na cerimônia de premiação, uma das mais antigas e importantes do mundo.

Brasil na disputa

Divulgação

Sergio Mendes e Carlinhos Brown levam o nome do Brasil ao Oscar

Depois de perder a chance de concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro com Tropa de Elite 2, o Brasil voltou ao páreo com os músicos Carlinhos Brown e Sergio Mendes. A dupla concorre ao prêmio de melhor canção original com Real in Rio, música tema da animação Rio, de Carlos Saldanha.
A indicação foi muito comemorada e os músicos concorrem na categoria com Man or Muppet, de Bret McKenzie, do filme Os Muppets. O país também concorreu ao Oscar de melhor canção original em 1944 com a música Rio de Janeiro, de Ary Barroso, tema do filme Brazil.
O cantor Carlinhos Brown já embarcou para os Estados Unidos. Este ano, diferente dos anteriores, a cerimônia não terá apresentações ao vivo dos indicados a melhor canção, o que significa nenhuma apresentação de Carlinhos Brown e Sergio Mendes, ou do músico Jason Segel.

Estatueta

 

O Oscar em si é uma pequena estatueta de 35 cm de altura pesando quase quatro quilogramas, feita de estanho folheado a ouro de catorze quilates, em forma de um cavaleiro sobre um pedestal no formato de um rolo de filme, com uma espada de cruzado atravessada verticalmente no peito.
Seu valor real é de cerca de 200 dólares, mas seu valor simbólico é incomensurável, pelo prestígio profissional e popular que concede ao premiado e pelo faturamento que pode dar a um filme. A estatueta foi criada pelo diretor de arte Cedric Gibbons e pelo escultor George Stanley e permanece inalterada até hoje.
Durante a Segunda Guerra Mundial a mesma foi confeccionada em gesso pintado com tinta dourada, devido ao esforço americano em racionar todos os tipos de metal. Após o conflito, os agraciados com estas estatuetas tiveram seus prêmios trocados pela estatueta original.

Estatueta é entregue desde 1929 e tem valor simbólico imensurável