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Briques tomam conta das redes sociais

Alyne Motta – [email protected]

Que as redes sociais dominaram a internet, isto ninguém tem dúvida. Hoje, sites como o Facebook são indispensáveis para manter relacionamentos, contatos com parentes, divulgar empresas e fazer compras. Isso mesmo. De uns tempos para cá, é comum participar de briques.
Assim é o Brique das Gurias, com mais de 6 mil membros, e criado por Isadora Oliveira Dias. Lá cada participante (em sua maioria mulheres) vende roupas, perfumes, acessórios, sapatos, e uma infinidade de outros produtos. Como o comércio é livre, cada um estipula o preço desejado para cada peça.

NAS VENDAS
Com tantas opções, quem vende as peças considera um ótimo local para comercializar, como o caso de Mariana Mähler. Compradora por impulso, acaba usando muito pouco do que adquire e, uma vez por mês, faz um pente fino no guarda-roupa. A decisão pelo brique surgiu do incentivo de amigas.

Arquivo Pessoal

Mariana com parte de seus produtos disponíveis nos briques

Estudante de Odontologia, Mariana acredita que os briques são um achado. “Encontramos peças bonitas, modernas, de qualidade e bom preço. É perfeito”, avalia ela, que também adquire de outras meninas. “Acho muita coisa que preciso e no fim acabo comprando delas”, comenta.

DE TUDO UM POUCO
Pensando num público mais abrangente que o feminino, o Facebrik Santa Cruz foi criado por Peppe Joe, vocalista da banda Maria do Relento. Com mais de 2.600 membros, a ideia surgiu porque Peppe possuía diversas coisas em casa que não tinham mais utilidade e estavam ocupando espaço.
“Conversando com um amigo de Santa Maria, percebemos que todo mundo tem alguma coisa em casa que não precisa mais e sempre tem alguém procurando alguma coisa usada. O Facebook poderia ser uma ótima ferramenta para promover esse brique”, explica Peppe, acrescentando que a repercussão é muito boa.

GRUPO INFANTIL
Na mesma linha, a relações públicas Michele Amador criou o Brique Infantil. Conforme ela explica, a ideia surgiu pela busca de roupas infantis nos briques. “Não encontrei em função de ter muitos produtos postados, então resolvi fazer o grupo”, relembra Michele.

Arquivo Pessoal

Michele Amador criou o Brique Infantil

Lá é possível encontrar roupas, calçados e acessórios para crianças e adolescentes até 16 anos. Com cerca de 320 membros, vem crescendo a cada dia. Quem participa, tem regras a cumprir, como postar as fotos em álbuns para manter a organização.