Início Educação Bruno Agnes tem semana literária de sucesso

Bruno Agnes tem semana literária de sucesso

Alyne Motta – [email protected]

Um sucesso. Assim define a equipe diretiva da Escola Estadual Bruno Agnes sobre a IV Semana Literária e V Feira do Livro, realizada nas dependências da instituição de ensino. Esta é uma das muitas atividades realizadas durante o ano, juntamente com os professores, que visam um aprimoramento cultural dos alunos.
“Acreditando que a escola é, sem dúvida, um espaço de interação, de criação, de recriação e de transformação do mundo real, os professores de Língua Portuguesa promovem a apreciação e o estudo da literatura como um convite ao crescimento e à inovação, buscando de superar os muros da escola”, explica Dionísio Beskow.
Segundo o professor em vice-diretor, os professores, preocupados em fazer emergir diferentes olhares para uma mesma realidade, estimulam a experiência da produção literária, despertam nos alunos a compreensão das múltiplas intenções e expressões e o desejo de assumir o espírito do artista.

Divulgação/Escola Bruno Agnes

O escritor Cassionei Petry foi um dos convidados a contar sua experiência aos alunos

MULTIPLICIDADE
Desta forma, a Semana Literária e Feira do Livro trouxeram para os alunos uma multiplicidade de evento. “Eles tiveram encontros com autores, contadores de histórias, sessões de teatro, leituras dramatizadas, acesso a livros, oficinas e exposição de trabalhos”, relembra Dionísio.
Por essas razões, em 2012, a IV Semana Literária e V Feira do Livro, trouxe para os alunos da Escola Estadual Bruno Agnes uma multiplicidade de eventos: encontro com autores, contadores de histórias, teatros, leituras dramatizadas, feira do livro, oficinas e exposição dos trabalhos dos alunos.
“Todos puderam observar as inúmeras lentes com que os alunos criam, interpretam e reconstroem a realidade. São momentos em que olhares param para compreender as intenções e as sensações sugeridas, valorizando o espírito do autor contista que busca comunicar seus pensamentos, sensações e sentimentos”, pontua.
Dionísio relata que a Semana Literária juntou o desejo de traduzir a literatura, como uma manifestação de arte, com o ideal do que realmente é trabalhar com a nossa Literatura. “Isto causou uma proliferação de sentimentos e necessidades de expressões que não são explicáveis apenas na escrita”, avalia o vice-diretor.

Divulgação/Escola Bruno Agnes

Feira do livro trouxe novidades literárias para os alunos

Ele ainda complementa que era perceptível na realização de cada conversação com os autores. “Parabéns aos autores que sabiamente conseguiram levar a leitura – ato de ler, algo abstrato – em algo concreto onde se faz necessário criar personagens, cenários, atuar… Levar aos alunos um trabalho mágico”, finalizou.