Início Destaque Delícias do interior através da produção orgânica

Delícias do interior através da produção orgânica

Agroindústria Produtos Liane, de Vera Cruz, surgiu para incrementar a renda familiar

Ana Souza
[email protected]

Liane Bencke Braun iniciou a fabricação de melado, rapaduras, schmier colonial, dentro outros produtos, para dar continuidade ao trabalho feito pela família. De lá para cá, a moradora de Linha Dona Josefa, ou mais conhecida Entrada das Rapaduras, interior de Vera Cruz, foi aperfeiçoando o processo. “A produção de melado já era feita, depois surgiu a ideia das rapaduras e demais produtos. Aos poucos fomos incrementando”, conta.

Atualmente, o braço direito de Liane é a filha Patrícia Lidiane Braun e agora que o marido Jorni Braun está em casa, também a auxilia. Para a confecção dos produtos, a família produz a própria cana-de-açúcar. A partir daí são feitos os melados, schimier colonial e açúcar mascavo. Com o melado são fabricadas as rapaduras com amendoim. Além disso, com os amendoins são feitos cri-cri, amendoins salgado e natural, pastas de amendoim natural e com chocolate 70%.
Liane lembra que a legalização da Agroindústria Produtos Liane veio depois que outras agroindústrias que na época já eram legalizadas lhe pediam para fabricar rapaduras para eles. “Fui tentando melhorar meu espaço para ter um lugar bem organizado para preparar esses produtos, até conseguir fazer o prédio para conseguir produzir as rapaduras numa estrutura como pede as normas de Vigilância Sanitária”, pontua Liane. Além disso, essa seria uma forma de incrementar a renda familiar.

Além do auxílio de Patrícia e Jorni, Liane conta quando possível com a ajuda do filho Cristian Samuel e do genro Marcelo Henrique Pick. Quando há muitas encomendas, ainda conta com a colaboração de uma vizinha. Os pedidos, em sua grande maioria acabam sendo feitos diretamente na agroindústria, mas também chegam pedidos pelo telefone e pelo WhatsApp. Os produtos ainda são comercializados em mercados da cidade, bem como de municípios vizinhos e localidades do interior.

Através da agroindústria, a família participa de algumas feiras, entre elas da Expoagro, realizada em Rio Pardo, e da Feira da Produção, evento do município. No futuro, não descartam participar de outras feiras mais distantes.
Liane e a filha Patrícia destacam a importância de trabalharem com produtos orgânicos. “É tudo de bom trabalhar com produtos orgânicos, porque é bom pra saúde. Tem tanto produto totalmente intoxicado por veneno e as pessoas acabam comendo, ficando doentes. Deveria se ter mais preocupação em plantar produtos naturais, não ser tratado com agrotóxico para que o ser humano tenha mais saúde e adquira produtos melhores nos supermercados”, reflete Liane.

Para a família, o feriado de Colono e Motorista é um feriado muito importante. “Essas pessoas merecem esse reconhecimento. As pessoas deveriam lembrar o ano inteiro do colono e motorista, pois são profissões mais importantes, pois graças ao produtor (colono), é que grande parte dos alimentos que estão na mesa das pessoas é produzido, e o motorista que transporta isso tudo”, reflete Patrícia. “Não é desmerecer as demais profissões. Todas são importante, mas admiramos muito essas duas profissões, que é a nossa também. São profissões judiadas, onde é preciso trabalhar de sol a sol, então merecem ter esse dia de reconhecimento”, finaliza.

OS PRODUTOS

Rapadura 500g
Rapadura 250g
Melado batido 400g
Melado batido 900g
Melado batido 2kg
Schmier colonial 400g
Schmier colonial 900g
Schmier colonial 2kg
Amendoim torrado selec. 500g
Amendoim salgado 500g
Amendoim salgado 200g
Cri-cri 200g
Pasta natural de amendoim 500g
Pasta doce de amendoim 500g
Açúcar mascavo 500g
*Produtos de qualidade e sem conservantes