Início Geral Evento valoriza e reforça importância da língua alemã

Evento valoriza e reforça importância da língua alemã

DECOM/PMSCS/DIVULGAÇÃO

Trabalho de diferentes instituições voltadas ao ensino da língua alemã foi apresentado no evento

Cerca de 130 alunos de escolas municipais estiveram reunidos no sábado, 30, na Universidade de Santa Cruz do Sul, onde puderam conhecer de perto o trabalho de diferentes instituições voltadas ao ensino da língua alemã. As atividades foram realizadas através do Stationlernen, projeto promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura dentro das comemorações alusivas aos 190 anos de Imigração Alemã.
Nas quatro estações de aprendizagem distribuídas no bloco 18 da Unisc, os estudantes ouviram palestras e esclareceram dúvidas sobre as oportunidades oferecidas no mercado de trabalho para quem possui conhecimento do idioma. Formaram as estações as entidades parceiras do projeto: Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha no Rio Grande do Sul, Colégio Humbold, Unisc, Consulado Alemão, Instituto Goethe e Instituto Superior de Educação Ivoti.
“Tive meu primeiro contato com o alemão na 5ª série e não achei difícil. Tenho facilidade de aprender e, por enquanto, me dedico aos estudos para passar nas provas. Mas no futuro, acho que dominar o idioma será um diferencial na minha vida profissional”, disse Nathália Boeira, 14 anos, aluna do 9º ano da EMEF Guido Herberts. Entre os espaços organizados, ela destacou o do Instituto Goethe, onde conheceu as diferentes possibilidades oferecidas pela instituição para apender o alemão e vivenciar a Alemanha.
Além de cursos regulares, especiais, à distância e preparatórios para exames oficiais, o Goethe oferece cursos em diversas regiões da Alemanha, acompanhados de um programa especial de atividades esportivas e culturais, hospedagem em casa de família, alojamento ou hotéis. “É muito significativo o aumento na procura por cursos de alemão e por intercâmbio para Alemanha. Muitos estudantes desejam, por exemplo, concorrer a bolsas de estudo no exterior, mas a ausência de domínio do idioma dificulta o ingresso”, disse o vice-cônsul da Alemanha, Lars Franzen, com a tradução do Diretor de Ensino do Instituto Goethe, Adrian Kissmann.

Mercado de trabalho

O vice-presidente da Câmara Brasil-Alemanha e diretor da Hamburg Süd, Renê Wlach, observa grandes possibilidades de comércio entre os dois países. Segundo ele, o maior distrito industrial alemão está localizado no Brasil: ao todo são 1,6 mil indústrias alemãs instaladas em território nacional, que produzem 10% do PIB brasileiro. “Através do sistema dual alemão de ensino, desenvolvido na Alemanha desde os anos 60, o aluno é inserido tanto no ambiente escolar para aprendizado teórico, quanto empresarial, através de estágio por todos os departamentos de uma das empresas conveniadas. Após dois anos, o aluno se forma e tem condições de ser contratado, podendo fazer carreira e até mesmo ser convidado para trabalhar na Alemanha”, explica.
Atualmente Santa Cruz do Sul possui 12 escolas que ensinam alemão como língua estrangeira moderna. “Trabalhamos para fortalecer o ensino do idioma tanto nas escolas quanto nas comunidades, o que significa não apenas resgatar e valorizar a cultura alemã, mas também incentivar crianças e adolescentes a investir no alemão como diferencial para o mercado de trabalho”, destacou o secretário de Educação e Cultura, Nasário Bohnen.