Início Educação Mia Couto aborda o ato de narrar na Unisc

Mia Couto aborda o ato de narrar na Unisc

Reconhecido mundialmente por sua obra literária, que já foi traduzida para diversas línguas, Mia Couto esteve na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) na noite da última terça-feira, 13 de novembro, e provou por que é considerado um dos escritores mais importantes de Moçambique.
Em um auditório lotado, na maioria acadêmicos, docentes e pessoas vindas de outros municípios, ele abordou o tema O ato de narrar: entre a oralidade e a escrita. O reitor Vilmar Thomé agradeceu a vinda do palestrante e exaltou sua importância para a literatura. “O senhor, para nós, representa o maior escritor da atualidade”, salientou.

Felipe Nopes
 
Mia Couto entre os professores Eunice Piazza Gai e Felipe Gustsack

De uma forma simples e bem-humorada, Mia Couto contou fatos da sua infância e falou sobre a criação de histórias e a sua importância na vida das pessoas. “Se eu escrevo hoje é porque encontro a oralidade do meu tempo de menino, quando meus pais me contavam histórias antes de dormir”, revelou.
O palestrante, que também é biólogo, afirmou que a escola pouco contribuiu para que se tornasse escritor. “Para escrever, busco inspiração na vida. Ela é muito inspiradora, basta estar atento e saber escutar”, apontou. Mia Couto está escrevendo sobre a história de Moçambique, e que deverá ser o tema do seu próximo livro.
A palestra foi promovida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unisc e encerrou a programação do 2º Ciclo de Palestras da universidade.