Início Geral Obras estão adiantadas

Obras estão adiantadas

Luana Ciecelski

Veículos que circulam pelo local se deparam com uma parede de bloquetes na Marechal Deodoro, onde a reforma está acontecendo

Luana Ciecelski
[email protected]

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria de Obras e Viação está executando, desde a última segunda-feira, 12 de janeiro, melhorias na rua Marechal Deodoro, na quadra entre a rua Borges de Medeiros e a Sete de Setembro. No local, todos os paralelepípedos estão sendo retirados e substituídos por bloquetes e o trabalho já está adiantado, segundo a secretaria.
De acordo com o secretário municipal de Obras, André Scheibler, o objetivo é padronizar a via e assim melhorar a aparência e o fluxo do trânsito no local. “Aquele paralelepípedo estava muito irregular e estava colorido, um pedaço de cada cor”, explicou. Além disso, o restante da rua, nas quadras acima do cruzamento com a Borges de Medeiros, já era pavimentada com esse material há alguns anos.
O prazo para o término das obras, segundo Scheibler, foi estabelecido em torno de 30 dias, no entanto, em três dias o trabalho já está bastante avançado. Os paralelepípedos já foram retirados de boa parte da rua e a base para colocação dos bloquetes já estava concluída na tarde de ontem. Hoje, se não chover, a equipe iniciará a colocação dos primeiros blocos. “Nós estipulamos 30 dias apenas porque também dependemos do tempo bom, no entanto, acredito que terminará antes”, explicou.
A secretaria também está preocupada com a agilidade, principalmente por causa da interferência no trânsito. “Nós sabemos que está atrapalhado o trânsito naquela região, mas nós também sabíamos que em algum momento teríamos que fazer”, afirmou André. O responsável pela pasta também afirmou que a escolha por fazer a intervenção nessa época do ano não foi por acaso. “Aproveitamos o mês de janeiro porque muitos estão viajando e o movimento é menor. É a melhor época”.
Além disso, para facilitar a vida dos condutores e evitar acidentes, os azuizinhos da Secretaria de Transportes estão ajudando a controlar o fluxo nas redondezas, especialmente na esquina da rua Marechal Floriano com a Sete de Setembro, onde dois grande fluxos estão se encontrando por causa da reforma.
Com relação à quadra entre a rua Sete de Setembro e a Galvão Costa, que também é calçadas com paralelepípedo, o secretário afirmou que por enquanto não haverá mudança. “Essa quadra deverá permanecer como está porque ali está bom por enquanto, mas pensaremos naquela quadra em uma próxima etapa”, afirmou.


Paralelepípedos já foram retirados e base dos bloquetes está pronta. Secretaria espera apenas o tempo colaborar

Paralelepípedos serão reaproveitados

O secretário destacou também que todo o calçamento retirado do local será reaproveitado para pavimentação de outro local. A expectativa da secretaria é de que nos próximos meses seja concluída a reforma no calçamento da Rua Luiza Geiss, no bairro Margarida. O paralelepípedo da Marechal Deodoro seguirá para lá.

Desvio no trajeto

Em função da intervenção, parte da Marechal Deodoro está interditada desde a noite de domingo, 11 de janeiro, e quem normalmente passa pelo local seguindo em direção ao centro precisa fazer um desvio no trajeto. Para quem apenas deseja ir para o Centro, não importando muito o trajeto, tem a opção de fazer a conversão à esquerda na rua Sete de Setembro, seguindo até a rua Gaspar Silveira Martins e então dobrando à direita para seguir pela Rua Thomas Flores.
Já para aqueles que realmente precisam seguir pela rua Marechal Deodoro, a melhor opção é fazer o contorno pela quadra da Praça da Bandeira. Os condutores podem dobrar a direita seguindo até o cruzamento com a rua Tenente Coronel Brito onde faz a conversão à esquerda. Em seguida dobra à esquerda novamente na rua Borges de Medeiros, seguindo até o cruzamento com a Marechal Deodoro na quadra seguinte à da reforma onde o tráfego está livre.