Início Educação Os (re)encontros que inspiram marcam o retorno às atividades no São Luís

Os (re)encontros que inspiram marcam o retorno às atividades no São Luís

Foto: Divulgação/RJ
Aulas no Marista São Luís iniciam nesta quinta-feira, 17

O movimento dos estudantes do Marista São Luís inicia nesta quinta-feira, 17, com a volta às aulas. A direção, por Nei César Morsch como diretor e Anderson dos Santos como vice, destacou as diretrizes e os desafios para este ano letivo. No dia 16, será realizado um trabalho de acolhida para os novos estudantes da Educação Infantil e Anos Iniciais, pois desde o dia 14 eles começaram seu processo de conhecimento da escola. “Atualmente, temos em torno de 800 estudantes. A partir dos três anos eles iniciam o primeiro contato com o colégio. Recebemos os pais para conhecerem os professores, com atendimento individualizado, pois a participação da família na escola é fundamental”, explicaram os dirigentes.


A volta às aulas de 2022 trouxe como tema os (re)encontros que inspiram. As atividades seguirão todos os protocolos de segurança para o retorno, conforme o diretor Nei Morsch. “As regras e protocolos são explicados desde a Educação Infantil até o Ensino Médio”, destaca Morsch, salientando que o uso da máscara e a higienização das mãos permanecem como estratégias fundamentais para evitar a propagação do vírus. “Os estudantes seguem as regras e os protocolos, pois entendem a importância do cuidado com a vida e a manutenção das atividades presenciais” complementa Santos.


Para receber os estudantes, foram feitas reformas nos vestiários do ginásio, adequações no piso da Educação Infantil, sendo que o pátio ganhou mais espaço para as propostas pedagógicas e convivência entre estudantes e professores. “Além disso, o trabalho em sala de aula será potencializado na Educação Infantil com o uso de tablets pelos professores. Na Educação Infantil trabalhamos com os registros das ações das crianças, assim geramos um portfólio”, enfatiza o diretor.


Outra novidade para o ano letivo é criação de um espaço Maker, reunindo em um local específico as produções que já aconteciam na robótica e na sala de artes. “Estamos criando uma espécie de oficina para a produção de materiais, associando a tecnologia da robótica, com o uso da impressora 3D, trabalhos manuais e a produção de vídeos”, conta Morsch.

NOVO ENSINO MÉDIO

Desde 2018, o novo Ensino Médio já vem sendo trabalhado no Colégio Marista São Luís, a partir de um grupo de trabalho criado pela Rede Marista. Foi realizado um curso de extensão, via Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), para todos os professores do 6º Ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio e alguns setores da escola com a abordagem do conceito de juventude, currículo e projeto de vida. Junto ao curso, foi realizada uma pesquisa pelo Observatório das Juventudes com todos os alunos do 3º ano e no ano passado com os estudantes do 9º ano. “A partir dos conceitos que os professores estudaram, mais a análise da pesquisa realizada pela PUCRS, cada colégio construiu a sua proposta de novo Ensino Médio, sempre levando ao conhecimento da rede as ações pensadas por meio dos grupos de trabalhos locais, chegando em uma proposta de rede”, explicou o vice-diretor.


A grande mudança do novo Ensino Médio é não haver mais um currículo único. “Pautamos muito a possibilidade de os estudantes poderem fazer suas escolhas, entretanto, uma escolha acompanhada pelos educadores a partir do conhecimento construído. Por isso, temos além da Formação Geral Básica em cada área do conhecimento, um núcleo de aprofundamento e também os itinerários optativos. O estudante faz as disciplinas básicas, aprofunda a área do núcleo e depois opta pelo itinerário. Serão quatro: Cultura Digital, Educação Financeira, Movimentos do Século 21 e Ciência da Saúde e da Vida. Cada estudante escolhe duas opções. Entendemos que é função do Marista São Luís proporcionar o conhecimento e ser corresponsável pela jornada de cada estudante”, frisa Santos.


O objetivo é proporcionar espaço para que eles possam conviver, vivenciar e experimentar, para depois poder tomar as decisões de maneira assertiva, pontua o diretor. “Como educadores, temos a missão de inspirar nossos estudantes e nos deixarmos inspirar por eles, estamos ansiosos para (re)encontrar nossas fontes de inspiração”, finaliza.