Início Cultura Parque da Oktoberfest entra em clima de Enart

Parque da Oktoberfest entra em clima de Enart

Recém-inaugurado Centro de Eventos será palco de apresentações da Força B

No acampamento da tia Zeca, de 78 anos, chimarrão, chope e churrasco não podem faltar

O cheiro de churrasco já pôde ser sentido nos arredores do Ginásio Poliesportivo Arno João Frantz ao meio-dia desta quinta-feira, 23. Nas vésperas do início do 36º Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), o Parque da Oktoberfest troca os trajes alemães pela pilcha gaudéria para sediar, mais uma vez, o maior evento de arte amadora da América Latina. Conforme a organização, são esperadas 35 mil pessoas de sexta a domingo, 24 a 26. O principal diferencial deste ano serão as modalidades de danças no novo Centro de Eventos – pavilhão de 7 mil m² inaugurado no mês passado pela Prefeitura.

Conforme o presidente da Comissão Executiva do evento, Jorge Rohr, no Centro de Eventos acontecerão as apresentações das danças tradicionais Força B – modalidade que costuma receber os grupos menores. A Força A – onde competem as invernadas de primeiro escalão – seguirá sendo disputada no Ginásio Poliesportivo. O novo pavilhão, com dois grandes espaços intercomunicáveis entre os pavilhões 2 e 3 do Parque, foi inaugurado pela prefeita Helena Hermany durante a cerimônia de abertura da 38ª Oktoberfest, no dia 5 de outubro. “Em função do novo prédio, poderemos distribuir melhor as modalidades e teremos como acomodar melhor o público”, afirma Rohr.

Previsão de 5 mil acampados

Conforme o coordenador de Acampamentos do Enart, Paulo Mans, a expectativa para este ano é muito boa. “Desde o dia 18, quando comecei a marcar os acampamentos, a busca foi bastante grande, com muita gente procurando”, relata. A previsão é que aproximadamente 5 mil pessoas fiquem acampadas no Parque de sábado para domingo. Para o maior dos acampamentos, são esperadas 350 pessoas. “Estamos fazendo um belo trabalho para bem receber esse pessoal de todo nosso Rio Grande e as comitivas também confirmadas de Santa Catarina e Paraná”, acrescenta.

Um dos mais estruturados é o acompanhamento da Zenilda Lacerda, que tem fogareiro, frigobar, barraca com colchão, barril de chope e mantimentos para alimentar 10 pessoas durante todo o final de semana. Aos 78 anos, a tia Zeca, como é popularmente conhecida, orgulha-se em contar que, de todos os Enarts realizados em Santa Cruz do Sul, ela faltou apenas um. “Comecei a participar quando ainda se chamava Fegart, em 1997, e depois disso vim sempre. Só faltei em 2005, um ano só, quando não consegui vir”, lembra. Questionada sobre o que não pode faltar no acampamento, ela não titubeia em dizer: o churrasco, o chimarrão e a bebida!

Tchêncontro com apresentação de Kerb

Paralelo à programação oficial do Enart, acontece junto ao Parque também o 31º Tchêncontro Estadual da Juventude Gaúcha, no sábado, das 14h às 20h. A proposta deste ano é que os jovens representem a história de sua Região Tradicionalista (RT) destacando as peculiaridades na origem e formação, mudanças que ocorreram ao longo dos anos, fatos marcantes e personalidades. Cada RT tem até 10 minutos para se apresentar. Conforme a coordenadora da 5ª RT, Marisa Rossa, está prevista para as 17h30 uma apresentação de baile Kerb, que será feita pela 5ª RT com apoio do Oktobertanz – grupo de danças folclóricas alemãs de Santa Cruz do Sul.

Expectativas de vendas

Um dia antes do início do evento, os trabalhos se intensificam para montagem das tendas onde ocorre a comercialização de variados produtos relacionados à cultura tradicionalista. Vilson Ferreira e seus ajudantes vieram de Boqueirão do Leão para expor a loja de indumentária gaúcha. Além das pilchas infantis e adultas, trouxeram para o Enart uma vasta linha de selaria e acessórios para montaria, kits para chimarrão e churrasco e ainda botas, chinelos e alpargatas. “Está marcando um final de semana de tempo bom, então esperamos alcançar nossos objetivos de venda. O público promete e mercadoria para isso a gente tem!”, destaca Ferreira.

Vilson Ferreira (à direita) e seus ajudantes vieram de Boqueirão do Leão para expor a loja de indumentária gaúcha

Totens de água fria instalados

Em razão das altas temperaturas previstas para o final de semana, totens da Corsan foram instalados na entrada do Centro de Eventos para disponibilizar água fria aos participantes, além de torneiras em todos os acampamentos. Conforme a organização, a entrada com garrafinhas de embalagem transparente será permitida no espaço externo do Parque e também em todos os palcos internos.

Coordenador de Acampamentos do Enart, Paulo Mans, prevê cerca de 5 mil acampados de sábado para domingo
Fotos: Isadora Oliveira