Início Geral Prefeitura e Gideões realizam parceria

Prefeitura e Gideões realizam parceria

DECOM/PMSCS/DIVULGAÇÃO

Neemias da Silva, Telmo Kirst e Helena Hermany reinauguraram a Cozinha Comunitária do Bairro Faxinal Menino Deus

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria Municipal de Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação (SMIDSH), em parceria com o Centro Social Gideões realizaram na manhã de sexta-feira, 29, a reinauguração da Cozinha Comunitária do Bairro Faxinal Menino Deus. Antes de madeira e agora de alvenaria, as instalações na Rua Antônio Brito Filho foram ampliadas de 50m² para aproximadamente 140m², onde serão servidos inicialmente cerca de 200 almoços por dia.
O espaço reformado conta com cozinha, refeitório, banheiros, depósito e salas para a realização de oficinas. Para a preparação dos alimentos, a Prefeitura investiu na compra de equipamentos novos como fogão, geladeira, micro-ondas e forno elétrico. As refeições serão feitas por duas cozinheiras contratadas pelo Centro Social Gideões e voluntários, com supervisão de uma nutricionista da SMIDSH. A cozinha deverá estar em plena atividade até o final do mês de setembro. Durante este período, será realizado o cadastramento das famílias interessadas em receber o benefício.
Esta é a quinta Cozinha Comunitária em funcionamento do município, que atenderá também crianças e adolescentes envolvidos em projetos do Centro Social Urbano Faxinal Menino Deus. O prefeito Telmo Kirst e a vice-prefeita Helena Hermany prestigiaram a cerimônia de reinauguração, que contou com a apresentação artística de dois talentos locais: as meninas Késia e Jael emocionaram o público ao cantarem duas belas canções. Também participaram do evento autoridades do município, representantes de conselhos municipais, membros do Centro Social Gideões, da Igreja Assembleia de Deus, e comunidade em geral.
O presidente do Centro Social Gideões, Neemias da Silva agradeceu o apoio da Prefeitura e enalteceu a parceria entre a Igreja Assembleia de Deus e o governo municipal que, juntos, mantêm três das cinco cozinhas comunitárias de Santa Cruz do Sul nos bairros Santa Vitória, Bom Jesus e, agora, Faxinal Menino Deus. “Graças à compreensão do prefeito Telmo e da vice Helena em relação à missão que temos de acolher aos necessitados, é possível desenvolver um belo trabalho assistencial em diversos bairros. Eles não são pessoas que aparecem aqui uma vez a cada quatro anos, pelo contrário, estão conosco todos os dias, nos ajudando a servir mais de 800 pratos de alimentos para os menos afortunados”, disse.
A vice-prefeita e secretária municipal de Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação, Helena Hermany, destacou a eficiência da rede de segurança alimentar do município, que garante o direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade. “Toda as pessoas em situação de vulnerabilidade são atendidas, inclusive aos finais de semana, de forma que não é preciso pedir esmola. Nessas situações, a comunidade deve orientar os pedintes a procurarem a nossa secretaria, que fará o devido encaminhamento dos necessitados aos projetos sociais”, esclareceu.

Alimentação através de cinco cozinhas

Diariamente, a Prefeitura oferece mais de 2 mil refeições através de cinco cozinhas comunitárias, localizadas no Santa Vitória (02), Bom Jesus (01), Margarida (01) e Faxinal Menino Deus (01). Só no Santa Vitória, são atendidos mais três pontos de distribuição, incluindo os bairros Faxinal Menino Deus e Santo Antônio, loteamento Eucaliptos, Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), Casa de Saúde Ignez Moraes (Hospitalzinho), Centros de Convivência Vila Schulz e Beckenkamp (onde está sendo construído um restaurante), Centro Comunitário do Bairro Rauber, Albergue Municipal (com almoço e janta, inclusive nos finais de semana através de serviço terceirizado), papeleiros e presidiários que prestam serviço à Prefeitura.
Na cozinha do Bom Jesus, ainda recebem alimentação integrantes dos projetos do Centro de Convivência do bairro e, a do Margarida é referência também para o Bairro Aliança. Já nos bairros Esmeralda, Pedreira e Santuário, as refeições são oferecidas nos Centros de Convivência, assim como no Centro de Convivência da Pessoa Com Deficiência (Codesc) e Centro de Convivência do Idoso (CCMI).