Início Sem categoria Rompendo barreiras musicais no Espaço Camarim

Rompendo barreiras musicais no Espaço Camarim

Cristiano Silva
[email protected]

Em mundo musical cada vez mais eclético em se tratando de ritmos e misturas de estilos, o encontro de hoje à noite, às 20h, no Espaço Camarim (Marechal Floriano, 332), promete buscar os extremos musicais. A pianista clássica Fernanda Canaud, se junta ao intérprete popular Jorge Breno Haag para um espetáculo imperdível no charmoso espaço cultural da cidade.
A dupla vem do Rio de Janeiro para uma turnê no Rio Grande do Sul que iniciou na última quinta-feira, 12 de setembro, em Lajeado, passou por Porto Alegre ontem à noite, 13 de setembro, e hoje, 14 de setembro, chega à Santa Cruz do Sul. Os ingressos podem ser adquiridos por R$20,00na Livraria e Cafeteria Iluminura (Borges de Medeiros, 471), Casa das Cucas Waechter (Carlos Trein Filho, 670) e na Dalu Roupas e Acessórios (Marechal Floriano, 389).
No repertório, compositores consagrados como Tom Jobim, Dolores Duran, Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso, além de talentos das novas gerações como Vander Lee e Ana Carolina. O recital passeia pela música popular da melhor qualidade, fazendo citações de peças da música clássica, criando uma atmosfera intimista e emocionante. Os arranjos são de Fernanda Canaud.

Divulgação / RJ

Fernanda Canaud e Jorge Haag apresentam, hoje à noite no Espaço Camarim,
o espetáculo “Todo Sentimento”

A DUPLA

Fernanda Canaud é mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutora em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e venceu oito concursos nacionais de piano. Com uma vasta discografia e inúmeras participações, Canaud é Verbete na Enciclopédia Brasileira de Música Popular Erudita & Folclórica além de atuar intensamente como solista e camerista, interessada na divulgação da música clássica brasileira.
Em 2011 realizou turnês tocando solos de compositores brasileiros obtendo excelentes críticas nos concertos de Lisboa, Madrid e Bilbao. Em 2012 realizou turnê com Joel Nascimento com o Projeto Choro em Dois e em 2013 acabou de vir de uma excursão pela Europa nos meses de maio e junho tocando recitais promovidos pelo projeto “Musica do Museu” (Ministério da Cultura).
Jorge Haagé gaúcho, radicado no Rio de Janeiro há 15 anos. Neto de pianista clássica, apaixonado por musica, idealizou o Café Floriano, referência cultural em Santa Cruz do Sul, espaço que reunia música, teatro e artes em gera, com duração de 17 anos. Nesse espaço apresentou-se acompanhado de diversos músicos gaúchos e nacionais divulgando o melhor da música popular brasileira.
Já no Rio de Janeiro, inicialmente acompanhado pelo irmão, o violonista e compositor gaúcho Roberto Haag, participou de projetos como o “Prata da Casa”, idealizado pela Petrobras, “Mas de Afeto” no lendário Vinicius Bar e venceu o festival “Cepe Petrobras” realizado no Teatro Rival como melhor intérprete e também defendendo melhor composição inédita.
Já o projeto do show “Coração na Boca” ao lado de Fernanda Canaud foi apresentado com enorme sucesso no Hotel Everest no Rio de Janeiro, entre outros locais,unindo uma pianista erudita e um cantor popular  e reunindo um repertório que inclui a nata dos compositores populares brasileiros como Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Chico Buarque, Cartola, entre outros.